Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

24 Abril de 2019 | 13h20 - Actualizado em 24 Abril de 2019 | 13h20

Maternidade do Lubango assiste 21 vítimas de violação sexual

Lubango - A maternidade do Lubango, na província da Huíla, assistiu no primeiro trimestre deste ano 21 crianças vítimas de violação sexual, 13 casos a mais em relação a 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maternidade central do Lubango "Irene Neto"

Foto: Morais Silva

A informação foi prestada hoje (quarta-feira) à Angop pela chefe do departamento de psicologia clínica da unidade, Angelina Constantino, frisando que alguns destes casos resultaram em contaminação de doenças de transmissão sexual, incluindo o VIH/Sida, e gravidezes indesejadas.

Fez saber que a maior parte delas é atendida no banco de urgência por um médico, alertando para a necessidade de um acompanhamento psicológico.

A médica sublinhou que após atendidas as vítimas são encaminhados para casa, enquanto deviam merecer um acompanhamento psicológico, explicando que o departamento que dirige recebe poucos casos, todos sob sua iniciativa.

"A maior parte é vítima de intimidação por parte de seus agressores, por isso dificilmente conseguem denunciar. Os pais e encarregados educação devem observar o comportamento dos filhos, pois nele há indicadores importantes para descobrir se estão ou não a ser vítimas de violação", referiu.  

Dados da polícia nacional indicam que em 2018 foram registados 123 casos de violações sexuais, 72 dos quais em crianças, envolvendo indivíduos próximos à família, como vizinhos, primos, tios e até pais.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 23/04/2019 16:39:06

    Cuanza Norte regista aumento de casos de VIH-Sida

    Ndalatando - Duzentos e cinquenta e seis novos casos de VIH-Sida, resultantes 11.331 testes da doença realizados pelas autoridades sanitárias da província do Cuanza Norte, foram registados no período de Janeiro a Março do ano em curso.

  • 23/04/2019 13:10:10

    Inspecção da Saúde veta reagente após resultados duvidosos

    Luanda - A Inspecção Geral da Saúde vetou o uso do reagente "Aria" na testagem do VIH, após a constatação de testes com resultados duvidosos.

  • 22/04/2019 19:13:34

    País com 17 casos de sarampo confirmados

    Luanda - Dezassete casos de sarampo foram registados em todo País durante os primeiros três meses do ano, num total de 738 suspeitos informou hoje (segunda-feira), em Luanda, a Coordenadora do Programa Alargado de Vacinação, Alda Sousa.