Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Maio de 2019 | 15h53 - Actualizado em 19 Maio de 2019 | 15h53

Angola participa na 72ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde

Luanda - Uma delegação angolana chefiada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, está desde as primeiras horas deste domingo, em Genebra (Suíça), para participar de 20 a 28 do mês em curso, na 72ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde, destinada a debater e analisar questões de saúde que incluem estratégias e mecanismos para o bem-estar universal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta (arquivo)

Foto: Antonio Escrivão

O evento que se realiza sob o lema “Cobertura de Saúde Universal: Não deixando ninguém atrás”, passará de igual modo em revista matérias ligadas à importância da saúde pública, estado actual do orçamento da Organização Mundial da Saúde, mobilização de fundos e adopção de projectos de Resoluções e Decisões saídas da 144ª sessão do Conselho Executivo da OMS.

Margarida Izata, representante permanente de Angola junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, caracteriza o encontro de “extremamente importante”, aguardando que a presente sessão se realize num ambiente ameno, não obstante a preocupação com a epidemia de Ébola na República Democrática do Congo, bem como outras situações político-militar e socioeconómicas que afectam as regiões africanas e o médio oriente.

De acordo com o programa da 72ª Assembleia Mundial da Saúde, a ministra Sílvia Lutucuta, procederá a sua alocução na plenária na próxima terça-feira, dia 21 de Maio, onde apresentará o quadro da situação geral da saúde pública em Angola, refere em nota os Serviços de Imprensa da Representação Permanente de Angola, junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra.

Neste particular, há igualmente a destacar a sessão magna da Assembleia da Organização Mundial da Saúde, consagrada à Erradicação da Poliomielite, em que Angola fará a sua intervenção em nome dos 47 Estados membros da região africana da OMS, para além de apresentar um projecto de declaração em nome da CPLP, sobre o Acesso aos Medicamentos e Vacinas.

O encontro que terá como convidado especial, Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia, prevê ainda uma sessão de alto nível e atribuição de prémios aos altos funcionários e técnicos da OMS que se destacaram no ano transacto no ramo da saúde.

Assuntos Angola   Saúde  

Leia também
  • 18/05/2019 17:30:48

    Governo solicita envolvimento geral no combate ao sarampo

    Saurimo - O governo provincial da Lunda Sul exortou hoje (sábado), em Saurimo, a necessidade do envolvimento geral na campanha de vacinação contra o sarampo.

  • 18/05/2019 13:30:49

    Consulta pré natal apontada como pilar para reduzir pré eclampsia

    Luanda - A consulta pré natal e o planeamento familiar são pilares determinantes para diminuir os casos de pré eclampsia (fase que antecede a hipertensão) e circunstancialmente a mortalidade materna, disse hoje, em Luanda, a médica de ginecologia e obstetrícia Manuela Sotto Mayor.

  • 18/05/2019 03:16:24

    Especialista aponta obesidade como factor de risco

    Luanda - O excesso de peso é um dos factores de riscos para doenças que acometem muitos angolanos, entre as quais doenças cardiovasculares e câncer, disse hoje, em Luanda, o médico cardiologista Romeu Aguiar.