Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Maio de 2019 | 15h29 - Actualizado em 16 Maio de 2019 | 15h29

Sector da saúde forma quadros estatísticos

Huambo - Os quadros da área de estatística do sector da Saúde da província do Huambo concluíram hoje, quinta-feira, uma formação sobre inserção de dados na plataforma do sistema de informação sanitária distrital.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Participaram da formação, que durou 10 dias, profissionais do gabinete provincial do sector, das repartições dos 11 municípios, dos hospitais central e sanatório e do centro de medicina e reabilitação física.

O encerramento do evento ficou marcado pela entrega de 18 computadores de mesa, oferecidos pelo Fundo Global, que vão ser usados para facilitar a recolha, tratamento e harmonização dos dados estáticos com outras províncias.

Na ocasião, a chefe do departamento de Estudo e Estatística do Ministério da Saúde, Georgina Marques, afirmou que a implementação do sistema de informação sanitária constitui um dos principais desafios do sector, com objectivo de dar resposta rápida aos desafios a identificar, no tocante ao estado epidemiológico de cada uma das localidades.

Explicou que a plataforma visa, também, tornar a comunicação mais rápida do nível central às unidades sanitárias do país, através do sistema de posicionamento global (GPS), com base na melhoria da qualidade de dados, pontualidade, integridade e precisão e da planificação das acções para uma resposta mais efectiva.

Em Novembro de 2018, o Ministério da Saúde, em parceria com o das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, lançou na província do Huambo o projecto de tele-medicina, que visa garantir a expansão dos cuidados básicos e humanização dos serviços de saúde e proximidade, com recurso às novas tecnologias de comunicação e informação.

Na província do Huambo o sector da Saúde controla um total de 248 unidades sanitárias.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 15/05/2019 12:39:47

    Huíla acolhe primeira conferência sobre medicina familiar

    Lubango - A cidade do Lubango acolhe quinta-feira a Primeira Conferência de Medicina Familiar e Atenção Primária, sob o lema "Dinamizar a medicina familiar como forma de alcançar um desenvolvimento humano e económico sustentável".

  • 14/05/2019 19:22:22

    Parteiras tradicionais realizam 150 partos mensalmente na Huíla

    Lubango - Pelo menos 150 partos espontâneos são mensalmente assistidos em residências ou na rua por parteiras tradicionais nas comunidades da província da Huíla, informou hoje, terça-feira, no Lubango, a presidente da Associação Nacional de Parteiras Tradicionais, Cristina Chipolesso.

  • 14/05/2019 19:00:53

    Médica alerta para cuidados de saúde na época de cacimbo

    Luena - A directora clínica do Hospital Geral da província do Moxico, a médica Georgina Muhunga, alertou hoje, terça-feira, na cidade de Luena, à população a usar luvas, tocas, cachecóis, entre outros agasalhos para prevenir-se das patologias da época de cacimbo, com realce para as doenças respiratórias.