Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Junho de 2019 | 12h21 - Actualizado em 07 Junho de 2019 | 13h04

CVA promove campanha nacional de doação de sangue

Mbanza Kongo - Uma campanha nacional de doação de sangue às unidades sanitárias será lançada dia 16 deste mês pela Cruz Vermelha de Angola(CVA), avançou hoje (sexta-feira), em Mbanza Kongo, o presidente da instituição, Alfredo Elavoco Pinto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da CVA, Alfredo Elavoco Pinto

Foto: Arquivo(Angop)

Em declarações à Angop, o responsável avançou que na campanha estarão envolvidos mais de 10 mil voluntários e ela surge para suprir as carências do produto nos bancos de urgências das unidades sanitárias do país.

“Estmos ao lado do Ministério da Saúde para juntos trabalharmos e salvarmos as vidas daquelas pessoas que precisam de sangue", enfatizou.

Explicou que a campanha visa também saudar o Dia Mundial do Dador de Sangue, a assinalar-se a 16 de Junho.

 Destacou, por outro lado, a linha de intervenção da instituição que dirige desde Agosto de 2018, com incidência ao combate à turbeculose, malária, VIH/Sida, sinistralidade rodoviária, desnutrição infantil e prestação de primeiros socorros.

Lembrou que 80 por cento das acções deste programa de intervenção estão alinhadas ao plano nacional sanitário, gizado pelo Ministério da Saúde.

Adequar os serviços da CVA às autarquias, a serem iplementadas a partir de 2020 em Angola, constitui um dos desafios apontados pelo responsável, para quem a actual matriz de trabalho exige proximidade das populações.

Para o efeito, disse que a componente financeira está garantida, a nível do Executivo, assim como através das ajudas de parceiros e organizações congéneres internacionais.

Informou, como novidade, a reinauguração recente da escola nacional de formação de técnicos médios de primeiros socorros, no município de Viana, em Luanda, que matriculou, numa primeira fase,  50 mulheres.

O presidente da CVA cumpre desde hoje uma visita de trabalho de 48 horas ao Zaire, onde está avaliar o grau de operacionalidade dos serviços da instituição na região, visando adequá-los aos novos desafios.

Alfredo Elavoco Pinto foi eleito Presidente da CVA em Agosto de 2018, em substituição de Isabel dos Santos, que a dirigiu desde 2006.

A Cruz Vermelha de Angola foi criada a 16 de Março de 1978, e está vocacionada para a prestação de assistência social e médica às pessoas mais carenciadas.

Assuntos Doação   Província » Zaire  

Leia também
  • 07/06/2019 09:52:12

    World Vision doa suplementos contra mal nutrição

    Lubango - Um donativo com suplementos alimentares para mal nutrição foi entregue quinta-feira ao Governo Provincial da Huíla pela organização humanitária World Vision Angola

  • 01/06/2019 08:09:27

    Ordenfa quer acabar com falsos profissionais de saúde

    Mbanza Kongo - A Ordem dos Enfermeiros de Angola (Ordenfa) está a trabalhar com os órgãos afins para acabar com os falsos profissionais no sector da saúde a nível do país, afirmou nesta sexta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, o bastonário da ordem, Paulo Luvualo.

  • 31/05/2019 01:55:26

    Profissionais de saúde capacitados sobre técnicas de trauma

    Mbanza Kongo - Pelo menos oitenta técnicos de saúde, em Mbanza Kongo, província do Zaire, foram capacitados nesta quinta-feira sobre técnicas de abordagem de pacientes traumatizados no ambiente hospitalar e extra-hospitalar.