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07 Junho de 2019 | 15h11 - Actualizado em 07 Junho de 2019 | 15h11

Pais com crianças especiais necessitam treinamento - especialista

Luanda - Os pais e encarregados de educação de crianças com necessidades educativas especiais devem ser treinadas para poder lidar com os filhos que precisam de atenção especial, defendeu o técnico de diagnóstico, Bismarque Luciano António.

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Segundo Bismarque António, especialista do Centro de Diagnóstico,no Nelito Soares, uma das formas para receber este treinamento é frequentar a instituição onde é feito o diagnóstico da doença que a criança padece.

Esclareceu que no Centro de Diagnóstico, os pais são orientados como ajudar os filhos, aliviar o grau de hiperactividade que apresentam ou a agressividade para com outros.

O centro, continuou, realiza também terapias motivacionais que ajudam as crianças a saber se comportar e ter autoconfiança.

Pontualizou que o centro optou por terapia motivacional na qual são feitos alguns testes e trabalhos com a criança para reduzir o impacto da deficiência na sua vida familiar e social.

Bismarque António que falava à Angop, a propósito do encontro Alargado com Encarregados de Educação e Pais de Crianças com deficiências e necessidades Educativas Especiais, esclareceu que este trabalho faz-se em conjunto com a família que deve prosseguir com a actividade também em casa.

Esta terapia, indicou, permite a reeducação da criança e deve iniciar assim que for feito o diagnóstico da deficiência ou patologia, porque quanto mais tarde, mais tempo leva para surtir os efeitos desejados.

Informou que o Centro de Diagnóstico, que funciona na escola do Ensino Especial, no Nelito Soares,  tem núcleos em alguns municípios como no Kilamba Kiaxi, Belas e Luanda, no Distrito Urbano da Ingombota.

Disse que o centro atende por dia cerca de 20 pacientes e trabalha em parceria com o Ministério da Saúde.

Pediu aos pais e a sociedade para não segregar as pessoas com necessidades especiais para que se sintam integradas na família e no meio em que vivem.

O encontro surge no âmbito do projecto sobre Crianças com Deficiência Fora do Sistema de Ensino que visa contribuir para a promoção de igualdade de oportunidades à educação do menor com deficiência para uma sociedade equilibrada até 2025.

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