Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

05 Junho de 2019 | 15h52 - Actualizado em 05 Junho de 2019 | 15h51

Responsável defende envolvimento das famílias na gestão integrada da Saúde

Luanda - O director provincial da Saúde em Luanda, Miguel Gaspar, defende o envolvimento das famílias nos programas de gestão integrada de saúde para que reduza o número de doentes e melhore a qualidade de serviço a prestar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Miguel Gaspar que defendeu essa posição no Conselho de Auscultação das Comunidades que decorreu refere que a estratégia visa o envolvimento das famílias e de outros actores sociais como a igreja, escola e comissões de moradores nos programas integrados de saúde.

Disse que já existe um programa de saúde que precisa ser adequado à realidade específica da população, cuja implementação deverá ser feita pelas direcções municipais e distritais da saúde.

Na prática, os problemas de saúde vivem-se nas famílias e nas comunidades, prosseguiu o responsável, por esta razão é extremamente importante conseguir que seja a família, igrejas e as comissões de moradores estejam envolvidas na gestão das questões de saúde.

Lamentou o facto de a população continuar com a perceção de que os profissionais de saúde são os responsáveis pela prevenção de algumas doenças, quando é a família que deve ter maior atenção no sentido de reduzir a exposição das pessoas aos riscos.

Leia também
  • 03/06/2019 14:37:01

    MPLA solicita instalação de hospital no Belo Monte

    Luanda - O coordenador do grupo de acompanhamento do comité de Luanda do MPLA para o Cacuaco, Bento Kangamba, solicitou das autoridades administrativas a instalação de um hospital de campanha no bairro Belo Monte, considerado um dos mais críticos em termos de assistência médica.

  • 28/05/2019 18:14:31

    Serviços de queimados passam para Zango II

    Luanda - Os Serviços especializados para doentes com queimaduras foram transferidos provisoriamente para o Hospital Distrital do Zango II (Viana), nas instalações onde funciona a unidade sanitária local, informou, hoje (terça-feira), fonte da instituição.

  • 23/05/2019 13:47:26

    Alunos do Cazenga recebem mosquiteiros impregnados

    Luanda - Dois mil mosquiteiros impregnados com insecticida foram, hoje (quinta-feira), distribuídos gratuitamente aos alunos da escola 3084, no município do Cazenga, em Luanda, uma iniciativa de uma operadora de telefonia móvel.