Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Junho de 2019 | 19h53 - Actualizado em 07 Junho de 2019 | 19h53

Saúde no Kilamba Kiaxi cria brigadas contra malária e cólera

Luanda - Duas brigadas de luta e prevenção contra diarreias agudas e malária foram criadas, este ano, no Kilamba Kiaxi, em Luanda, informou a directora municipal, Josefa Costa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com a directora, as duas brigadas trabalham junto das comunidades, igrejas e mercados para a prevenção e tratamento destas doenças que são as mais frequentes no município.

Josefa Costa indicou que além da realização de  palestras elas fazem a distribuição de panfletos e alguns meios  como mosquiteiros, raticidas e de  hipoclorito de sódio, assim com a fumigação intra e extra domiciliar.

Estas brigadas, acrescentou, também falou sobre sistomiases, porque ainda existem no município crianças que brincam  e tomam banho ao longo das valas de drenagem.

Esclareceu  que estas crianças, além de quedas e morte por afogamento, também correm o risco de contrair doenças como a cistomiase, leptospirose, cujo transmissor é o rato, a cólera, entre outras.

Informou que a Direcção da Saúde também tem programas de control das diabetes, Hiv/Sida, Hipertensão Arterial e combate às gravidezes precoces na adolescência.

Josefa Costa informou que existem no município várias doenças em desenvolvimento e que carecem de um estudo multidisciplinar do ponto de vista do saneamento básico , remoção e tratamento de lixo e de águas residuais, assim como dos solos.

Considerou que o município carece de uma trabalho urgente porque de outro modo a população continuará exposta a riscos de várias patologias.

A médica pontualizou que muitas vezes, neste trabalho, as brigadas são confrontadas com comunidades cujo acesso e muito precário, porque os moradores constroem as residências até ao longo das valas de drenagem.

Outra dificuldade tem a ver com a carência de meios de transporte para as brigadas que muitas vezes se deslocam a pé ou de táxi para as comunidades.

Leia também
  • 07/06/2019 15:11:30

    Pais com crianças especiais necessitam treinamento - especialista

    Luanda - Os pais e encarregados de educação de crianças com necessidades educativas especiais devem ser treinadas para poder lidar com os filhos que precisam de atenção especial, defendeu o técnico de diagnóstico, Bismarque Luciano António.

  • 05/06/2019 15:52:19

    Responsável defende envolvimento das famílias na gestão integrada da Saúde

    Luanda - O director provincial da Saúde em Luanda, Miguel Gaspar, defende o envolvimento das famílias nos programas de gestão integrada de saúde para que reduza o número de doentes e melhore a qualidade de serviço a prestar.

  • 03/06/2019 14:37:01

    MPLA solicita instalação de hospital no Belo Monte

    Luanda - O coordenador do grupo de acompanhamento do comité de Luanda do MPLA para o Cacuaco, Bento Kangamba, solicitou das autoridades administrativas a instalação de um hospital de campanha no bairro Belo Monte, considerado um dos mais críticos em termos de assistência médica.