Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Junho de 2019 | 14h09 - Actualizado em 13 Junho de 2019 | 13h12

BJS mobiliza cidadãos para doação de sangue na Lunda Norte

Dundo - A Brigada de Jovens Solidários (BJS) na Lunda Norte está a desenvolver uma campanha de sensibilização e mobilização de cidadãos, visando incentivar o surgimento de dadores voluntários.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bolsas de sangue (Arquivo)

Foto: JÚLIO VILINGA

Terça-feira as autoridades sanitárias locais revelaram à Angop, que o banco de sangue na região está sem stock por falta de dadores voluntários e as doações são feitas pelos familiares dos pacientes e, em alguns casos, doentes sem parentes com o mesmo grupo sanguíneo são obrigados a pagar cidadãos anónimos interessados em doar.

Devido a essa situação, de acordo o secretário provincial da BJS na Lunda Norte, Quito Pacaia, 100 jovens já foram mobilizados e estão interessados em ser dadores voluntários, e fruto disso está prevista uma campanha de doação sábado (15), no Hospital Materno Infantil.

Para além dos jovens mobilizados, a campanha contará com a participação de efectivos da Polícia Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Dada a carência de sangue na região, o responsável disse que a BJS está a trabalhar com as unidades sanitárias de referência, no sentido de criar uma parceria institucional.

A Brigada Jovens Solidários é uma associação filantrópica sem fins lucrativos que trabalha com o Centro Nacional de Sangue, através de campanhas de sensibilização para dadores voluntários. Na Lunda Norte tem 700 filiados.

Leia também
  • 12/06/2019 13:29:11

    Maternidade realiza 12 cortes de transmissão vertical/mês

    Dundo - Dez a doze crianças de mães seropositivas nascem mensalmente livres do VIH/Sida na maternidade do hospital geral da Lunda Norte, fruto da campanha "Nascer Livre para Brilhar", que visa reduzir a taxa de transmissão da doença de mãe para o filho de 26 por cento em 2019 para 14 por cento até 2021.

  • 11/06/2019 14:13:45

    Lunda Norte sem dadores voluntários de sangue

    Dundo - A falta de dadores voluntários e a fraca promoção de campanhas de doações tem causado rotura no banco de sangue da hemoterapia do hospital geral da Lunda Norte.

  • 04/06/2019 11:50:09

    Lunda Norte só tem três especialistas dentários

    Dundo - A província da Lunda Norte tem apenas três especialistas dentários ou estomatologistas para atender um universo populacional próximo de um milhão de habitantes disse esta segunda-feira, o responsável dessa área do hospital central do Dundo, Alberto Jaime.