Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Junho de 2019 | 13h05 - Actualizado em 13 Junho de 2019 | 13h05

Huambo: Mortes por VIH/SIDA reduzem nos cinco primeiros meses do ano

Huambo - Trinta e três pessoas morreram vítimas de VIH/SIDA, de Janeiro a Maio deste ano, na província do Huambo, dos 1.447 casos diagnosticados, informou hoje, quinta-feira, à ANGOP, o supervisor local do programa de luta contra a doença, Euclides Chipalavela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável, no igual período de 2018, as autoridades sanitárias haviam registado 53 óbitos, em 863 casos registados em diversas unidades sanitárias, que possuem o programa de testagem voluntária e aconselhamento psicológico.

Euclides Chipalavela esclareceu que a redução de 20 de óbitos, apesar do aumento de 584 casos de VIH/SIDA, deveu-se a elevação da consciência dos cidadãos sobre a necessidade de saberem do seu estado serológico e da aceitação da doença, em caso de diagnóstico positivo, fruto das campanhas de sensibilização nas comunidades.

Informou que entre os seropositivos constam 407 grávidas, das 26.218 testadas em 2018, sendo que 244 já recebem tratamento anti-retroviral, com objectivo de reduzir a taxa de transmissão de mãe para filho.

Neste sentido, o coordenador de Luta contra VHI/SIDA disse que as autoridades da província têm o controlo de 77 crianças em tratamento anti-retroviral, enquanto outras 137 estão expostas ao risco de contrair a doença, por serem filhos de mães portadoras.

Realçou, por isso, que as autoridades da província do Huambo aprovaram um plano de operação, com quatro eixos estruturantes: prevenção primária da infecção ao VIH e das gravidezes indesejáveis, prevenção da transmissão de mãe para filho, tratamento pediátrico e áreas transversais.

A meta, segundo Euclides Chipalavela, passa em alcançar, até Dezembro deste ano, 60 porcento de testagens a grávidas, 43 porcento de tratamento em gestantes e crianças, 14 porcento de diagnóstico precoce infantil, 24 porcento em tratamento anti-retroviral e 23 porcento da taxa de transmissão do VIH/SIDA de mãe para filho.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 09/06/2019 16:19:00

    Huambo: Registadas treze gestantes com HIV/SIDA na Caála

    Huambo - Treze gestantes, das 420 testadas entre Janeiro a presente data, no município da Caála (Huambo), tiveram resultado positivo de VIH/SIDA, contra quatro do igual período anterior, em que foram realizados 2019 testes.

  • 07/06/2019 14:22:46

    Minimizada falta de sangue no hospital municipal da Caála

    Caála - Vinte e dois litros de sangue foram doados hoje, sexta-feira, à hemoterapia do Hospital municipal da Caála (Huambo), que há dois meses debate-se com a falta desse produto, num gesto dos fiéis da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA).

  • 04/06/2019 14:17:42

    Mortes por malária reduzem no Huambo

    Huambo - Cento e 18 mortes provocadas por malária, num total de 170.721 casos diagnósticos, foram registados na província do Huambo entre Janeiro a Abril deste ano, uma redução de 87 porcento de óbitos em comparação ao igual período anterior.