Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Junho de 2019 | 14h13 - Actualizado em 11 Junho de 2019 | 14h13

Lunda Norte sem dadores voluntários de sangue

Dundo - A falta de dadores voluntários e a fraca promoção de campanhas de doações tem causado rotura no banco de sangue da hemoterapia do hospital geral da Lunda Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bolsas de sangue (Arquivo)

Foto: JÚLIO VILINGA

As doações são feitas pelos familiares dos pacientes e, em alguns casos, doentes sem parentes com o mesmo grupo sanguíneo são obrigados a pagar cidadãos anónimos interessados em doar.

A informação foi avançada hoje (terça-feira), no Dundo, pela responsável da hemoterapia, Rita Almeida, referindo que diariamente recebe cerca de 80 pedidos de sangue, mas apenas 50 ou 60 são satisfeitos.

O receio de saber o estado serológico e a falta de cultura de doação foram apontadas pela responsável, como causas da inexistência de dadores voluntários.

Para além dos familiares, em algumas ocasiões, membros da Brigada de Jovens Solidários, da Polícia Nacional e das Forças Armadas Angolanas têm promovido campanhas de doação, mas não têm sido suficientes para a atender a demanda.

Rita Almeida fez saber que para minimizar a situação e atrair cidadãos para a doação voluntária, a instituição tem estado a promover acções de sensibilização e mobilização sobre as vantagens da doação de sangue.

O Banco de Sangue do hospital geral da Lunda Norte tem capacidade de preservar 900 bolsas de sangue. Actualmente está sem stock.

Leia também
  • 04/06/2019 11:50:09

    Lunda Norte só tem três especialistas dentários

    Dundo - A província da Lunda Norte tem apenas três especialistas dentários ou estomatologistas para atender um universo populacional próximo de um milhão de habitantes disse esta segunda-feira, o responsável dessa área do hospital central do Dundo, Alberto Jaime.

  • 29/05/2019 17:17:26

    Saúde regista mais de cinquenta casos de sarampo na Lunda Norte

    Dundo - Cinquenta e seis casos suspeitos de sarampo, três dos quais já confirmados, foram registados nos últimos 15 dias na província da Lunda Norte, pelo Gabinete da Saúde da região.

  • 15/05/2019 15:57:18

    Ordem dos Médicos aposta na educação para saúde

    Dundo - A Ordem dos Médicos de Angola está apostado na promoção de acções de educação para a saúde, no planeamento estratégico em cursos de empreendedorismo e markting em saúde, no período 2019/2020, afirmou, nesta quarta-feira, no Dundo (Lunda Norte), a bastionária Elisa Gaspar.