Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Junho de 2019 | 17h50 - Actualizado em 20 Junho de 2019 | 17h50

Vacinação contra Sarampo abrange mais de cem mil crianças

Saurimo - Cento e seis mil e 806 crianças foram vacinadas contra o sarampo na província da Lunda Sul, durante uma campanha realizada em Maio do corrente ano informou hoje, quinta-feira, em Saurimo, o chefe de departamento de Saúde Pública da região, Domingos Tchinguendji.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

criança a ser vacinada contra o sarampo (arquivo)

Foto: Pedro Parente

Em declarações à Angop, o responsável disse que a campanha cingiu-se nos quatro municípios da província da Lunda Sul, nomeadamente, Cacolo (4.996 mil crianças imunizadas), Dala (7.632), Muconda (920) e Saurimo (84.974).

Fez saber que para o êxito da campanha estiveram envolvidos 103 equipas, com 32 profissionais de saúde, entre pediatras, técnicos de laboratório, enfermeiros e oftalmologistas, além de especialistas das Forças Armadas Angolanas (FAA), mobilizadores e autoridades tradicionais.

Apelou aos pais e outros encarregados de educação a denunciarem a existência de eventuais casos de sarampo às autoridades sanitárias, tanto nas residências, como nas comunidades, para que o sector da Saúde possa combater a doença.

Fez saber que o número de doentes com sarampo baixou nos últimos tempos nos hospitais da província da Lunda Sul, tendo precisado que anteriormente eram atendidos diariamente 10 pacientes nas unidades sanitárias, mas actualmente são registados apenas dois casos.

Desde o início do surto, em Março deste ano, as autoridades sanitárias registaram 73 óbitos, num universo de mil e 970 casos de sarampo.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada por um vírus que é transmitido por secreções das vias respiratórias. A patologia pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte do paciente.

Leia também
  • 19/06/2019 19:48:42

    Alimentação adequada melhora doentes com anemia falciforme

    Saurimo - A alimentação variada e saudável ajuda a melhorar o estado de saúde dos pacientes com anemia falciforme afirmou hoje, quarta-feira, em Saurimo, o médico de clínica geral do Hospital da Lunda Sul Gomes Txipilica.

  • 19/06/2019 16:35:39

    Director da Saúde desencoraja partos caseiros

    Saurimo - O director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Sul, Isaac Tchozo, desaconselhou hoje (quarta-feira), em Saurimo, as mulheres a efectuarem o serviço de parto em casa, por constituir risco para a saúde da mãe e do bebé.

  • 13/06/2019 18:41:54

    Contaminação por HIV aumenta na Lunda Sul

    Saurimo - Dez pessoas morreram e outras mil e 72 acusaram positivo nos testes de HIV, entre Janeiro e Maio do ano em curso, na província da Lunda Sul.