Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

04 Julho de 2019 | 14h24 - Actualizado em 04 Julho de 2019 | 16h40

Hospital Ngola Kimbanda conta com fábrica de oxigénio

Moçâmedes - O hospital provincial do Namibe "Ngola Kimbanda" conta desde hoje (quinta-feira), com uma fábrica de oxigénio que diariamente procederá ao enchimento de oito garrafas de 50 quilos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Fábrica de oxigénio do hospital Ngola Kimbanda no Namibe

Foto: Anabela do Céu Fritz

Em declarações à Angop, o director-geral do hospital Ngola Kimbanda, Mukuambi Muleatali, sem revelar os custos da obra, adiantou apenas que o equipamento é proveniente da Alemanha e desde a realização dos testes efectuados no final do mês de Junho a presente data já foram enchidas 36 garrafas.

As unidades sanitárias da província anteriormente eram obrigados a recorrer às vizinhas províncias da Huíla e Benguela para aquisição deste produto.

"Hoje estamos bastante felizes, pois com o funcionamento da fábrica poderemos desenvolver melhor os nossos serviços, concretamente, na área do bloco operatório, onde o oxigénio é fundamental no caso de cirurgias aos pacientes com determinadas patologias”, acrescentou.

Para melhor racionalização dos meios tecnológicos, a unidade conta com um grupo gerador com capacidade de mil e 200 KVA.

O banco de urgência diariamente atende mais de cem pacientes com diversas patologias, sendo nesta epóca, as doenças respiratórias agudas e as cardiovasculares as mais frequentes.

O hospital Ngola Kimbanda foi reabilitado e apetrechado com novas tecnologias e entregue em Maio do ano em curso pelo Presidente da República, Joao Lourenço, as autoridades da província, e conta com novos equipamentos nas áreas de cuidados intensivos, raio x, ecografia, bloco operatório, Tac e banco de urgência.

A obra de reabilitação que teve início em 2011 e com algumas paralisações ficou orçada em 432 milhões de Kwanzas.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 31/05/2019 20:31:00

    Médico desincentiva consumo do tabaco

    Menongue - O médico Ntoya Lufuma desincentivou hoje, sexta-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, os estudantes a absterem-se do uso do tabaco, por prejudicar a saúde da pessoa a médio e longo prazo.

  • 24/05/2019 19:17:00

    Casos de morte por tuberculose aumentam no Namibe

    Moçâmedes -Trinta pessoas morreram no primeiro trimestre deste ano curso vítimas de tuberculose na província do Namibe, contra os 14 óbitos registados no mesmo período em 2018.

  • 01/05/2019 16:52:32

    Inaugurado Centro de Consultas Externas de Saúde no Trabalho

    Moçâmedes - A província do Namibe conta a partir de hoje, quarta-feira, com um Centro de Saúde no Trabalho destinado a atender trabalhadores sob avaliação periódica da sua saúde.