Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Julho de 2019 | 17h37 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 17h37

Município do Cambulo regista primeiros casos de paralisia flácida

Cambulo - Os serviços de saúde do município do Cambulo, província da Lunda Norte, registou no mês de Março, deste ano, os primeiros casos de paralisia flácida, em dois menores de um e dois anos, respectivamente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa informação foi avançada hoje, sexta-feira, à imprensa, pela directora municipal da Saúde do Cambulo, Zola Mbengui, quando participava do lançamento da campanha de vacinação contra a poliomielite, tendo referido que as duas crianças estão a receber tratamento médico.

Fez saber que a paralisia flácida é uma doença infecto-contagiosa viral, que afecta geralmente os membros inferiores do paciente, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

Referiu que na presente campanha de vacinação contra a poliomielite, com duração de três dias, prevê-se a imunização de 205 mil e 688 crianças dos zero aos cinco anos de idade, nos dez municípios da província da Lunda Norte.

Segundo a responsável, estão disponíveis para esta campanha 242 mil e 612 doses de vacinas e mais de mil técnicos, entre vacinadores, supervisores, coordenadores municipais e provinciais, vão trabalhar neste processo.

Na abertura da campanha, a vice-governadora provincial para área Social, Política e Económica da Lunda Norte, Deolinda Vilarinho, apelou às autoridades tradicionais, eclesiásticas e professores no sentido de sensibilizarem os pais e outros encarregados de educação a levarem os menores aos postos de vacinação.

Na campanha anterior, decorrida em Junho do ano em curso, foram imunizadas mais de 100 mil crianças, em cinco dos dez municípios da Lunda Norte.

O município do Cambulo tem uma população estimada em 120 mil e 128 habitantes, maioritariamente camponesa.

Leia também
  • 12/07/2019 15:03:50

    Mais de 200 mil crianças beneficiam de vacina contra a pólio

    Cambulo - Duzentas e cinco mil e 688 crianças dos zero aos cinco anos de idade, dos dez municípios que compõem a província da Lunda Norte, serão vacinadas a partir de hoje (sexta-feira), durante uma campanha de vacinação contra a poliomielite, com a duração de três dias.

  • 10/07/2019 08:28:15

    Responsável pede envolvimento dos sobas na vacinação

    Dundo - A directora da Saúde Pública e Grandes Endemias na Lunda Norte, Filomena Simão, apelou hoje (quarta-feira), a colaboração das autoridades tradicionais na sensibilização das famílias nas comunidades rurais, a fim de levarem os seus filhos para serem imunizados e evitar que sejam afectados com o vírus da poliomielite.

  • 04/07/2019 14:47:40

    Moradores do "4 de Abril" com serviços de saúde mais próximo

    Dundo - A população do bairro "4 de Abril", município do Tchitato, Lunda Norte, tem os serviços de saúde próximo, com a reinauguração de um posto de saúde, que prestará assistência nas áreas de medicina, pediatria, entre outros.