Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Julho de 2019 | 20h03 - Actualizado em 17 Julho de 2019 | 11h13

Centro Ortopédico do Amboim produz 24 próteses/mês

Sumbe - O Centro Ortopédico do município do Amboim (Cuanza Sul), reinaugurado nesta terça-feira, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, vai produzir 24 próteses/mês para membros superiores e inferiores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta (ao centro), ladeado pelo governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, na inauguração do Centro Ortopédico do Amboim

Foto: Joaquim Tomás

Para adaptação e reabilitação física dos portadores de deficiência, o centro possui um ginásio e tem capacidade de internamento para 24 pacientes. Os serviços de tratamento são assegurados por dois especialistas em ortopedia e próteses.

Na sua intervenção, a governante disse que o número de técnicos será aumentado, através de formação de novos especialistas no terreno.

Segundo a ministra, o centro possui equipamentos modernos que permitem produzir  próteses com qualidade, acrescentando que o Ministério da Saúde vai empenhar-se para garantir a matéria-prima para fabricação destes acessórios de apoio aos portadores de deficiência.

As obras de reabilitação do centro, localizado na cidade da Gabela, duraram seis meses e ficaram orçadas em 103 milhões de kwanzas.

A infra-estrutura existe desde 2005 e ficou paralisada por cinco anos, por razões técnicas.

Leia também
  • 16/07/2019 16:45:17

    Mais de 70 crianças submetidas ao corte vertical do HIV/SIDA

    Saurimo - Setenta e três crianças, das 150 nascidas de mães seropositivas em 2018, na província da Lunda Sul, estão livres da doença de Hiv, revelou, nesta terça-feira, a supervisora provincial da Luta contra Sida na região, Luísa Charles.

  • 16/07/2019 13:08:50

    Saúde quer melhorar combate as arboviroses

    Caxito - Vinte casos suspeitos de doenças arboviroses, dos quais 11 de dengue e nove de chicungunha, foram diagonisticados entre os meses de Janeiro a Abril do ano em curso nas unidades sanitárias da província do Bengo.

  • 15/07/2019 19:03:02

    Cacolo tem insuficiência de médicos e enfermeiros

    Saurimo - O município de Cacolo, província da Lunda Sul, precisa de 10 médicos especializados em pediatria, ginecologista, ortopedia e medicina geral, para atenderem à demanda na circunscrição, informou nesta segunda-feira o administrador municipal, Adérito Cahanga.