Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Julho de 2019 | 14h33 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 15h56

Executivo procura financiamento para hospital regional

Mbanza Kongo - Os ministérios da Saúde e das Finanças trabalham para encontrar fontes para financiar a conclusão das obras do hospital regional do Zaire, em Mbanza Kongo, cuja execução física ronda os 80 por cento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta

Foto: Henri Celso

Essa informação foi avançada, nesta sexta-feira, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, frisando que foram baixadas recomendações precisas neste sentido pelo Chefe do Executivo, João Lourenço.

Em declarações à Angop, a governante sublinhou que o reinício das obras deste projecto, paralisadas há quatro anos, está sem data e a depender da mobilização de financiamentos.

O hospital regional do Zaire, com capacidade de 400 camas, começou a ser construído em 2013, numa área de 12 mil metros quadrados, dos 27 mil metros quadrados do espaço total do projecto.

A infra-estrutura hospitalar, localizada na periferia da cidade de Mbanza Kongo, comportará 18 laboratórios de diversas especialidades médicas, nove blocos operatórios, centro de treinamento para 20 salas de aula, pediatria independente e albergues para médicos.

O projecto, que na altura do lançamento era de âmbito local, passou para a responsabilidade do Ministério da Saúde em 2017, dada a sua envergadura.

Com a sua conclusão, o hospital servirá a região norte do país, fazendo com que os angolanos deixem de atravessar a fronteira em direcção à República Democrática do Congo (RDC) à procura de serviços médicos complementares.

Leia também
  • 18/07/2019 17:22:41

    MINSA preparado para travar propagação do ébola

    Mbanza Kongo - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou, nesta quinta-feira, em Mbanza Kongo, estarem criadas as condições para se conter "eventual" propagação da febre hemorrágica do ébola no país.

  • 16/07/2019 13:28:31

    Campanha de desparasitação abrange mais de 100 mil crianças

    Mbanza Kongo - Cento e quarenta mil e 915 crianças dos cinco aos 15 anos de idade, na província do Zaire, vão ser administradas com albenazol nos próximos 30 dias, para preveni-las de doenças de foro intestinal e digestivo.

  • 03/07/2019 14:16:39

    Candidatos aprovados ao concurso da Saúde assinam contratos

    Luanda - Os cinco mil candidatos aprovados ao concurso público do Ministério da Saúde devem dirigir-se, de 8 a 12 de Julho, aos gabinetes provinciais e as administrações municipais para assinar os contratos para a efectivação dos processos e início de funções.