24 Julho de 2019 | 19h54 - Actualizado em 25 Julho de 2019 | 16h32
Fábrica de oxigénio da Pediatria do Sumbe está paralisada
Sumbe - A fábrica de oxigénio do Hospital Pediátrico do Sumbe, província do Cuanza Sul, com capacidade de encher 288 botijas/dia, está paralisada há mais de um ano, devido a avaria dos compressores, informou nesta quinta-feira fonte hospitalar.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Componentes da Fábrica de oxigénio do Hospital Pediátrico do Sumbe
Foto: Joaquim Tomás
Segundo a directora do Hospital Pediátrico do Sumbe, Andreza Diogo, as peças sobressalentes para a fábrica só existem no estrangeiro e são caras, facto que dificulta a aquisição deste material.
Durante a visita de constatação do governador provincial do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, a referida instituição sanitária, a responsável informou que à direccão do hospital gasta mais de dois milhões de kwanzas/mês na compra de oxigénio em Luanda, para acudir os pacientes.
Com a mesma perspectiva, o governador visitou, igualmemte, o Hospital Geral Provincial do Cuanza Sul “17 de Setembro”, construído na década de 1930, bem como a Maternidade do Cuanza Sul.
A fábrica de oxigénio do Hospital Pediátrico do Sumbe foi inaugurada em 2017.
Montagem de nova fábrica
Segundo apurou a Angop, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) prevê, para os próximos tempos, a montagem de uma nova fábrica de oxigénio no Hospital Pediátrico do Sumbe, avaliada em 154 milhões e 500 mil kwanzas.
As infra-estruturas do Hospital Pediátrico do Sumbe foram construídas em 2008 e em 2014 passaram a funcionar como pediatria.
A unidade tem capacidade de internamento para 180 doentes. Os serviços de assistência são assegurados por 13 médicos e 89 enfermeiros.
Assuntos Província » Cuanza Sul Saúde
Leia também
- 23/07/2019 18:28:44
Oitenta crianças diagnosticadas com VIH/SIDA na Lunda Sul
Saurimo - Oitenta e duas crianças foram diagnosticadas com o vírus de VIH/SIDA, no primeiro semestre deste ano, pelo sector da Saúde da província da Lunda Sul, num universo de 990 testes realizados.
-
23/07/2019 13:31:24
ORMED quer enquadramento de médicos desempregados
Luanda - A Ordem dos Médicos de Angola (ORMED) quer o enquadramento dos quatro mil médicos angolanos desempregados e registados na sua base de dados, para colmatar o défice nas instituições do país.
- 22/07/2019 16:48:33
Autoridades redobram vigilância sanitária contra ébola
Saurimo - A colocação de uma equipa multidisciplinar com 30 especialistas, entre médicos e efectivos do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), consta das várias medidas adoptadas pelas autoridades sanitárias da província da Lunda Sul para conter a propagação do ébola.