Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Julho de 2019 | 16h38 - Actualizado em 26 Julho de 2019 | 16h38

Lançada campanha "Nascer livre para brilhar" no Namibe

Moçâmedes - A campanha "Nascer livre para brilhar", que pretende reduzir a taxa de transmissão do VIH de mãe para o filho de 26 por cento em 2019 para 14 por cento até 2021 no país, foi lançada hoje, sexta-feira, na província do Namibe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Rebeca Cangombe - vice-governadora provincial para área Económica, Política e Social do Namibe

Foto: Anabela do Céu Fritz

A cerimónia de abertura da campanha foi orientada pela  vice-governadora provincial para área Económica, Política e Social do Namibe, Rebeca Cangombe, que apelou às igrejas, autoridades tradicionais, Organizações Não Governamentais (ONG), entre outras instituições sociais no sentido de apoiarem a iniciativa, liderada pela primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

Disse que a província do Namibe vai empenhar-se para inverter o actual quadro da doença na circunscrição, caracterizada por muitos casos de transmissão do vírus do VIH/SIDA da mãe para o filho, estendendo o serviço de prevenção da doença por todas as unidades sanitárias.

Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Saúde do Namibe, Franco Mufinda, fez saber que existe já um plano operacional para evitar casos de infecção e de transmissão da doença de mãe para filho no período entre 2019 a 20121.

Informou que a campanha tem ainda o objectivo de colocar mais medicamentos nas unidades sanitárias para facilitar o seu acesso aos pacientes, no sentido de evitar que as crianças venham a nascer com VIH/SIDA.

Lembrou que, no últimos seis meses, os serviços de saúde da província do Namibe realizaram mas de 15 mil testes de VIH/SIDA, sendo que 400 pessoas tiveram resultados positivos, sem nenhum caso de óbito.

“Neste período, conseguimos também evitar que mais de 30 crianças nascessem com VIH/SIDA, devido a política nacional de tratamento destes pacientes que orienta o curativo do menor tão logo seja detectado um caso positivo", ressaltou.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 17/07/2019 14:29:53

    Responsáveis aprimoram conhecimentos de informática

    Moçâmedes - Mais de oitenta responsáveis, entre chefes de repartições municipais, técnicos de informática, directores-gerais dos hospitais de unidades sanitárias da província do Namibe participam hoje (quarta-feira), nesta cidade, num seminário de apresentação de dados para a futura plataforma informática do Ministério da Saúde (Minsa).

  • 04/07/2019 14:24:23

    Hospital Ngola Kimbanda conta com fábrica de oxigénio

    Moçâmedes - O hospital provincial do Namibe "Ngola Kimbanda" conta desde hoje (quinta-feira), com uma fábrica de oxigénio que diariamente procederá ao enchimento de oito garrafas de 50 quilos.

  • 31/05/2019 20:31:00

    Médico desincentiva consumo do tabaco

    Menongue - O médico Ntoya Lufuma desincentivou hoje, sexta-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, os estudantes a absterem-se do uso do tabaco, por prejudicar a saúde da pessoa a médio e longo prazo.