Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

23 Julho de 2019 | 18h28 - Actualizado em 23 Julho de 2019 | 18h28

Oitenta crianças diagnosticadas com VIH/SIDA na Lunda Sul

Saurimo - Oitenta e duas crianças foram diagnosticadas com o vírus de VIH/SIDA, no primeiro semestre deste ano, pelo sector da Saúde da província da Lunda Sul, num universo de 990 testes realizados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, na cidade de Saurimo, pela supervisora provincial do Programa da Luta Contra Sida da Lunda Sul, Luísa Charles, tendo referido que em relação ao igual período de 2018, houve um aumento de 21 casos positivos.

Fez saber que 40 crianças estão a realizar tratamento com anti-retrovirais.

No período em análise, acrescentou, o sector da Saúde registou ainda 429 casos positivos de VIH/SIDA em mulheres grávidas, num universo de sete mil 493 testes realizados, sendo que 402 portadoras da doença fazem tratamento.

Segundo a responsável, existem reservas de anti-retrovirais suficientes para atender os pacientes que buscam tratamento nos hospitais da região.

Informou que, nas consultas pré-natal, as gestantes com VIH/SIDA são aconselhadas a dirigirem-se às unidades sanitárias para fazerem o parto, de modos a serem submetidas ao corte de prevenção, evitando a transmissão do vírus da mãe para o filho.  

Lamentou, por outro lado, o facto de muitos pacientes não se submeterem ao tratamento por não aceitarem a doença e outros deixam de fazer a medicação quando sentem melhorias do seu quadro clínico.

Asseverou que essas atitudes são erradas por agravar o estado de saúde do doente e poder acusar a morte do paciente.

No período em referência, foram ainda efectuados 12 mil e 769 testes, que resultaram em mil e 38 positivos, deste número 644 aderem ao tratamento.

O programa de Luta Contra o Sida na província da Lunda Sul registou no primeiro semestre de 2019 64 óbitos (menos 50 em comparação a 2018) e realizou 20 mil 207 testes, destes 1.153 foram positivo.

Leia também
  • 23/07/2019 13:31:24

    ORMED quer enquadramento de médicos desempregados

    Luanda - A Ordem dos Médicos de Angola (ORMED) quer o enquadramento dos quatro mil médicos angolanos desempregados e registados na sua base de dados, para colmatar o défice nas instituições do país.

  • 22/07/2019 16:48:33

    Autoridades redobram vigilância sanitária contra ébola

    Saurimo - A colocação de uma equipa multidisciplinar com 30 especialistas, entre médicos e efectivos do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), consta das várias medidas adoptadas pelas autoridades sanitárias da província da Lunda Sul para conter a propagação do ébola.

  • 21/07/2019 13:51:56

    Moxico: População do bairro ?São Bento? ganha centro de saúde

    Cazombo - Um centro de saúde para atender mais de dois mil habitantes do bairro São Bento, foi inaugurado hoje, domingo, na circunscrição, que dista a cinco quilómetros da vila de Cazombo, município do Alto Zambeze (Moxico), pelo governador provincial, Gonçalves Muandumba.