Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Agosto de 2019 | 21h40 - Actualizado em 14 Agosto de 2019 | 21h40

Bengo: Província regista aumento de casos de malária no 1º semestre

Caxito - Cento e vinte e oito mil 662 casos de malária, dos quais 1.682 em mulheres grávidas, foram registados em diversas unidades sanitárias da província do Bengo de Janeiro a Junho deste ano, representando um aumento de 23 mil 886 casos, em relação a igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os dados foram revelados hoje, quarta-feira, em Caxito pelo chefe do departamento da Saúde Pública do Bengo, André Manuel Pedro, durante uma palestra sobre “O papel da mulher no combate a malária” que marcou o encerramento da jornada alusiva ao Dia da Mulher Africana (31 de Julho) na província.

No período em curso, foram registados 146 óbitos, sendo oito casos em mulheres grávidas, menos 40 mortes em relação ao igual período de 2018.

André Pedro aconselhou as mulheres para o uso correcto dos mosquiteiros impregnados com insecticida de longa duração, o combate do lixo, evitar capim e charcos de água ao redor das residências.

O responsável mostrou-se preocupado com o mau uso de mosquiteiros por muitas famílias, que o utilizam para a pesca artesanal, em hortas e também para cobrir os produtos agrícolas em viaturas.

Por seu turno, o vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, António Martins, apelou a envolvência da mulher em todos os processos tendentes ao desenvolvimento sustentável do país.

Relembrou que mulher tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento do país, tendo adiantado ser visível o papel que têm dado nos vários sectores da esfera socioeconómico.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 18/07/2019 17:29:50

    Dezasseis crianças nascem livres do VIH/Sida no Bengo

    Caxito - Dezasseis crianças, cujas mães são seropositivas, nasceram livres do VIH/Sida nas unidades sanitárias da província do Bengo em 2018, no âmbito do Programa de Corte de Transmissão Vertical.

  • 16/07/2019 13:08:50

    Saúde quer melhorar combate as arboviroses

    Caxito - Vinte casos suspeitos de doenças arboviroses, dos quais 11 de dengue e nove de chicungunha, foram diagonisticados entre os meses de Janeiro a Abril do ano em curso nas unidades sanitárias da província do Bengo.

  • 05/07/2019 11:26:19

    Reduzem óbitos por malária no Bengo

    Caxito - Sessenta pessoas faleceram vítimas de malária de Janeiro a Junho deste ano, na província do Bengo, uma redução de 40 mortes comparativamente a igual período de 2018, deu a conhecer hoje (sexta-feira), à Angop, a directora do Gabinete provincial da Saúde do Bengo, Victória Cambuanda.