Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Agosto de 2019 | 12h38 - Actualizado em 14 Agosto de 2019 | 19h36

Hospital David Bernardino sem serviço de imagiologia

Dundo - Os serviços de imagiologia no Hospital David Bernardino, um dos maiores na província da Lunda Norte, estão inoperantes desde o princípio do ano em curso, devido a avaria das impressoras e falta de películas para o Raio X, informou fonte institucional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Equipamento de RAIO X (ARQUIVO)

Foto: José Cachiva

Segundo o director da referida unidade sanitária, Pires Cangombe, os pacientes são obrigados a tirarem fotografias dos resultados através da tela do computador, para apresentarem aos médicos.

O responsável informou ainda que mais de 500 pacientes, que recorrem as áreas de medicina interna, cirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, maxilofacial, fisioterapia, imagiologia e terapia, procuram, mensalmente, pelos serviços de imagiologia.

Pires Cangombe disse que esta situação será resolvida com à compra de duas impressoras, cujas verbas já foram disponibilizadas.

Alargamento das áreas de serviço

Por outro lado, informou que decorrem obras para transformar algumas salas em morgue, consultórios médicos para especialidade de estomatologia, lavandaria e cozinha.

Acrescentou que será, igualmente, adaptada uma sala de serviços especializados para doentes com queimaduras.

O Hospital David Bernardino, localizado na Centralidade do Mussungue, funciona com 20 médicos de diversas especialidades. Possui um laboratório e bloco operatório.
 

Leia também
  • 29/07/2019 11:04:44

    Unidades sanitárias com serviços de corte vertical

    Dundo - Vinte e oito, das 83 unidades sanitárias na província da Lunda Norte, contam com o programa de corte de transmissão vertical (ctv), que permite evitar o contágio do vírus do VIH/Sida da mãe para o bebé, desde a implementação da campanha "Nascer livre para brilhar", lançada em Dezembro de 2018.

  • 27/07/2019 10:47:06

    Mais de 500 crianças nascem livres do VIH/Sida na Lunda Norte

    Dundo - Quinhentas e cinquenta crianças de mães seropositiva beneficiaram do programa de corte de transmissão vertical, na Lunda Norte, no âmbito da campanha Nascer Livre para brilhar, lançado em 2018.

  • 23/07/2019 23:46:51

    Vacinadas mais de 350 mil crianças na Lunda Norte

    Dundo - Trezentas e cinquenta e duas mil e 355 crianças, dos zero aos cinco anos de idade, foram vacinadas contra a poliomielite nos 10 municípios que compõem a província da Lunda Norte.