Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

18 Agosto de 2019 | 19h33 - Actualizado em 18 Agosto de 2019 | 19h32

Secretário de Estado considera positivo atendimento médico no Chinguar

Cuito - A qualidade dos serviços prestados aos pacientes internados no hospital e centro materno infantil do município do Chinguar, província do Bié, foi considerado hoje (domingo) positivo, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, José Vieira Dias da Cunha.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, após a visita de constatação ao centro materno infantil, hospital municipal, sanatório municipal e depósito de medicamentos, na sede municipal do Chinguar, o responsável considerou positivo o desempenho dos técnicos e o nível de organização nas unidades sanitárias.

Para si, existe muito sacrifício por parte do pessoal médico, enfermagem e técnicos de diagnósticos e terapeuta, tendo em conta a insuficiência do pessoal, o que obriga o redobrar de esforços.

Apelou, no entanto, aos funcionários mais dedicação e calma, realçando que a problemática da exiguidade de quadros será resolvida com a realização de mais um concurso público de ingresso ainda este ano.

Segundo o responsável, durante as visitas foram notificadas algumas deficiências, como a necessidade do melhoramento no registo da informação nos livros, distribuição de medicamentos e outro material gastável, ampliação e apetrechamento da farmácia do Centro Materno Infantil e outros.

Tendo em conta algumas insuficiências encaradas durante a visita, e com vista a melhorar os serviços nas unidades hospitais do Chinguar, o responsável recomendou mais acções de capacitação dos técnicos e pessoal de apoio.

A visita do secretário de Estado da Saúde, enquadra-se no âmbito da “Campanha de Bloqueio da Poliomielite” que decorre nas províncias do Bié, Cunene, Huila, Huamba Cuando-Cubango.

Na ocasião, o vice-governador do Bié para o sector Político, Social e Económico, Carlos Ulombe da Silva, prometeu trabalhar com os gestores do sector da saúde no Chinguar e não só, no sentido de fazer cumprir as recomendações.

O município do Chinguar tem 117.470 habitantes, na sua maioria camponeses, distribuídos em três comunas, designadamente a sede, Cutato e Cangote, que controlam várias embalas, quimbos e povoações.

Situado a 75 quilómetros a sudoeste do Cuito (Bié), o sector da saúde controla 99 profissionais, entre médicos, enfermeiros, que labutam em 16 unidades hospitalares.

A malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, parasitose intestinal, tuberculose, infecções de transmissão sexual são as patologias mais frequentes na região.

Leia também
  • 16/08/2019 01:09:59

    Hospital Pediátrico regista mais de 30 doentes renais

    Luanda - Trinta e sete doentes com insuficiência renal foram internados, no primeiro semestre de 2019, no Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda.

  • 14/08/2019 10:17:00

    Povoação Kissenguele regista 160 casos de malária

    Uíge - Cento e 60 casos de malária foram registados, em 195 pessoas testadas, durante a campanha médica integral promovida terça-feira pela Direcção Municipal de Saúde na povoação Kissenguele, na cidade do Uíge.

  • 11/08/2019 21:37:03

    Reinaugurado Centro Ortopédico do Negage

    Negage - O Centro Ortopédico Regional e de Reabilitação Fisíca do Negage, na província do Uíge, foi reinaugurado pela ministra da saúde, Sílvia Lutukuta, depois de reabilitado e reforçado com novos equipamentos, com vista a prestar melhor serviço às populações e de forma mais humanizada.