Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Agosto de 2019 | 16h59 - Actualizado em 20 Agosto de 2019 | 19h46

Técnicos de saúde aprimoram conhecimentos sobre malnutrição

Moçâmedes - Dez técnicos e activistas da área de Saúde Pública da província do Namibe iniciaram hoje, terça-feira, na cidade de Moçâmedes, uma acção formativa para elevarem os seus conhecimentos sobre a malnutrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na abertura do encontro, o director do Gabinete Provincial da Saúde do Namibe, Franco Mufinda, disse que o curso, com duração  de três dias, visa capacitar técnicos do sector para formarem outros quadros, no sentido de sensibilizarem a população sobre os perigos desta doença e as suas formas de prevenção.

Deu a conhecer que o papel destes técnicos será ainda de detectar casos  de malnutrição nas comunidades e servirem de elo entre a população e o sistema de saúde pública.

Já a especialista da Unicef e orientadora do curso, Inês What, realçou a importância dos formadores identificarem casos de malnutrição nas comunidades e de seguida fazerem o tratamento, mas realçou que o melhor é trabalhar na prevenção, para evitar a doença.

A formação é promovida pelo Gabinete Provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias do Namibe em coordenação com o Unicef.

Participam do encontro delegados provenientes dos cinco municípios da província do Namibe, nomeadamente, Bibala, Virei, Tômbua, Moçâmedes e Camucuio.

Cunene


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) procedeu hoje, terça-feira, em Ondjiva, província do Cunene, a entrega de 744 caixas de leite terapêutico F-75 para tratamento de crianças com malnutrição na circunscrição.

Consta ainda do donativo 500 caixas compostas por "kits de dignidade" para mulheres, 500 caixas de sabonetes e produtos para tratar a água consumida pela população afectada pela seca.

No acto de entrega, o representante do Unicef em Angola, Abubacar Sultan, disse que o donativo faz parte de um programa de apoio às vítimas da seca na região.

Afirmou que o Unicef vai continuar a ajudar o governo local a reduzir o sofrimento das pessoas atingidas pela estiagem através da distribuição de água por meio de cisternas, doação de roupa, alimentos e outros bens de primeira necessidade.

Por seu turno, a vice-governadora provincial para o sector Económico, Político e Social do Cunene, Soraya Kalongela, agradeceu o gesto do Unicef, por ajudar a melhorar a qualidade de vida das vítimas da seca.

Cunene conta com 87 unidades sanitárias onde são realizadas tratamentos a pacientes com malnutrição.

Leia também
  • 19/08/2019 12:39:27

    Gravidez precoce lidera mortalidade materno-infantil no Cuanza Norte

    Ndalatando - O aumento de casos de gravidez em adolescentes preocupa as autoridade sanitárias do Cuanza Norte, pelo facto destas ocorrências estarem entre as principais causas de mortalidade materno-infantil na província.

  • 18/08/2019 18:02:58

    Mais de 500 mil crianças vacinadas contra pólio

    Matala - Mais de 500 mil crianças, de seis meses a cinco anos de idade, de um universo de 1.184.687 previstas, foram vacinadas contra a poliomielite, no quadro da campanha de imunização que decorre desde sexta-feira, nas províncias do Huambo, Bié, Cuando Cubango, Cunene e Huíla.

  • 17/08/2019 17:01:37

    Falta de hospital materno infantil preocupa munícipes da Nhârea

    Nhârea: A ausências de uma unidade hospitalar materno infantil especializado, no município da Nhârea (Bié), preocupa os cidadãos face as mortes de parturientes que a província regista.