Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Agosto de 2019 | 10h48 - Actualizado em 30 Agosto de 2019 | 10h48

Aumenta número de bebés saudáveis nascidos de mães seropositivas

Huambo - Cento e 18 bebés nasceram de mães seropositivas, entre Janeiro à presente data, na maternidade do Hospital Central do Huambo, por via do programa de corte de prevenção vertical, que impende a transmissão do vírus da Sida ao filho, um aumento de 12 partos em relação ao igual período de 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os dados foram avançados esta sexta-feira, à ANGOP, pelo chefe dos serviços da maternidade da maior unidade hospitalar da província, Américo Miguel Benjamim Eiúba, tendo frisado que todos os bebés nasceram vivos e receberam, após o parto, xaropes anti-retrovirás, que devem ser administrados até os primeiros 19 meses de vida.

Realçou que este processo de administração dos anti-retrovirás aos recém-nascidos, inserido na campanha “Nascer Livre para Brilhar”, da iniciativa da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, deve ser acompanhado por médicos especialistas.

Explicou ainda que, depois do seguimento do programa de desvio do VIH/SIDA, os bebés serão submetidos novamente ao teste para determinar se o tratamento do programa de prevenção vertical realizado, nas fases da gestação e de parto, surtiu ou não efeito.

Américo Miguel Benjamim Eiúba almeja que, depois dos 19 meses de tratamento pós-parto, os resultados destas crianças seja seronegativo.

O também especialista em ginecologia e obstetrícia fez saber que para o cumprimento do programa de prevenção vertical existe um trabalho multi-disciplinar envolvendo ginecologistas, neonatologistas e pediatras, que tudo fazem para garantir o bem-estar das crianças.

Informou que foi criado, na unidade sanitária, um serviço de pediatria vocacionado ao atendimento dos recém-nascidos de mães seropositivas, que após quase dois anos, partilham os resultados do estado serológico dos bebés com a maternidade.

Deste modo, o chefe dos serviços da maternidade do Hospital Central apelou às mulheres, com destaque para as gestantes, no sentido preocuparam-se mais em saber o seu estado serológico e, ao mesmo tempo, realizar as consultas pré-natais,

O Hospital Central, localizado na parte alta da cidade do Huambo, capital do planalto central, atende gestantes com VIH/Sida idas das províncias de Benguela, Bié, Luanda e outras, muita das vezes, estigmatizadas e descriminadas nas zonas de origem.

Com atendimento diário de 850 pacientes, em média, o Hospital Central foi construído para internar 800 doentes e presta serviços nas especialidades de medicina geral, cirurgia geral, ortopedia, pediatria, endoscopia, ginecologia, obstetrícia, dermatologia, hemodiálise.

Constam ainda serviços de psiquiatria, citologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, estomatologia, imagiologia (raio x, ecografia, TAC e ressonância magnética), de mamógrafo, esterilização, neurologia, cardiologia, hemoterapia, laboratório de análises clínicas e cuidados intensivos.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 23/08/2019 21:36:35

    Responsável realça entrosamento entre órgãos de Protecção Civil

    Huambo - O coordenador do Centro de Coordenação Operacional (CCO) do Huambo, sub-comissário bombeiro Joaquim Domingos António, realçou hoje, sexta-feira, a necessidade de um maior entrosamento entre os órgãos que compõem a Comissão Provincial de Protecção Civil, para uma maior eficiência das políticas de intervenção e combate aos riscos de segurança.

  • 23/08/2019 21:24:53

    Casos de abandono ao corte vertical diminuem significativamente

    Huambo - O número de casos de seropositivas que abandonaram o programa de corte de prevenção vertical (procedimento que impede a transmissão do vírus do SIDA da mãe para o filha) diminuiu significativamente, na província do Huambo, com o registo, entre Janeiro a Julho deste ano, de 21 casos, contra os 350 identificados em período idêntico de 2018.

  • 23/08/2019 12:04:41

    Novo hospital do Ecunha está a ser equipado

    Ecunha - O novo hospital do município do Ecunha, cuja vila localiza-se a 30 quilómetros da cidade do Huambo, está a ser equipado, desde Maio, sendo provável que antes do fim do ano o mesmo seja inaugurado.