Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Agosto de 2019 | 20h19 - Actualizado em 30 Agosto de 2019 | 20h18

Defendido maior envolvimento dos pais na campanha contra pólio

Ecunha - O secretário de Estado do Interior, José Bamóquina Zau, defendeu hoje, sexta-feira, na vila municipal do Ucunha, 42 quilómetros da cidade do Huambo, um maior envolvimento dos pais e encarregados de educação na 2ª ronda da campanha de vacinação contra poliomielite.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Discursando na abertura da ronda 2ª fase da campanha de imunização, que prevê vacinar 330 mil menores de cinco anos, que vivem nos municípios da Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Ecunha e Huambo, disse que os pais e encarregados de educação devem ser os primeiros a colocar os filhos à disposição das equipas de vacinação, para o alcance dos objectivos preconizados pelas autoridades.

Este apelo, segundo o responsável, é extensivo para os membros da sociedade civil, como forma de evitar que crianças inocentes sejam afectadas pela doença, por falta de interesse dos cuidadores.

José Bamóquina Zau realçou que o Governo colocou à disposição a “gota milagrosa”, de modo a prevenir os menores de cinco anos contra esta doença infecto-contagiosa, cuja erradicação depende, principalmente da responsabilidade dos pais em levar os filhos à vacina, cumprindo, deste modo, com todas as doses do calendário de vacinação.

O secretário de Estado do Interior referiu que, além da promoção de campanhas de vacinação, por parte do Executivo, é importante que as famílias cultivem, acima de tudo, o hábito de lavagem das mãos antes de confeccionar ou consumir alimentos, depois de usar as latrinas e, ao mesmo tempo, evitar defecação a céu aberto, que constituem uma das principais formas de contaminação da doença.

Durante a 1ª fase da campanha, decorrida nestes mesmo municipios, entre 16 a 18 de Agosto, alguns membros da extinta seita religiosa “Luz do Mundo”, tentaram inviabilizar a campanha, com a recusa dos filhos à imunização, uma situação que preocupa as autoridades, por colocar em perigo a vida de milihares de crianças.

Esta é última fase da campanha emergenecial de vacinação contra poliomielite, cuja ronda zero decorreu, entre 2 a 4 de Agosto, nos municípios do Cachiungo, Chicala-Cholohanga e do Huambo, em resposta ao único caso desta doença rara registado na primeira municipalidade, isto 20 anos após o registo do último caso, que teve lugar em 1999, no Ecunha.

Estão mobilizados, para esta última etapa, um total de duas mil e 415 equipas, integrada por vacinadores e registadores, além de 866 mobilizadores.

Com uma rede sanitária de 248 unidades hospitalares, a província do Huambo possui uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadros e uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes,  distribuídos nos municípios do Bailundo, Caála, Chicala-Cholohanga, Cachiungo, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 30/08/2019 10:48:57

    Aumenta número de bebés saudáveis nascidos de mães seropositivas

    Huambo - Cento e 18 bebés nasceram de mães seropositivas, entre Janeiro à presente data, na maternidade do Hospital Central do Huambo, por via do programa de corte de prevenção vertical, que impende a transmissão do vírus da Sida ao filho, um aumento de 12 partos em relação ao igual período de 2018.

  • 23/08/2019 21:36:35

    Responsável realça entrosamento entre órgãos de Protecção Civil

    Huambo - O coordenador do Centro de Coordenação Operacional (CCO) do Huambo, sub-comissário bombeiro Joaquim Domingos António, realçou hoje, sexta-feira, a necessidade de um maior entrosamento entre os órgãos que compõem a Comissão Provincial de Protecção Civil, para uma maior eficiência das políticas de intervenção e combate aos riscos de segurança.

  • 23/08/2019 21:24:53

    Casos de abandono ao corte vertical diminuem significativamente

    Huambo - O número de casos de seropositivas que abandonaram o programa de corte de prevenção vertical (procedimento que impede a transmissão do vírus do SIDA da mãe para o filha) diminuiu significativamente, na província do Huambo, com o registo, entre Janeiro a Julho deste ano, de 21 casos, contra os 350 identificados em período idêntico de 2018.