Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Setembro de 2019 | 18h33 - Actualizado em 10 Setembro de 2019 | 18h41

Mais de 300 mulheres com VIH no município de Viana

Luanda - Trezentas e vinte e uma mulheres, das 20.571 senhoras testadas em 2018 e no primeiro semestre de 2019, foram diagnosticadas com VIH no município de Viana, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Simbolo da Luta contra o VIH-SIDA

Foto: Divulgação

Os dados foram apresentados hoje (terça-feira) pela supervisora do programa do VIH em Viana, Henriqueta Paim, no âmbito da campanha  “Nascer livre para brilhar".

De acordo com a estatística, as mulheres testadas nesta parcela da cidade  estão na faixa etaria entre os 15 e os 49 anos.

A responsável lamentou o facto de muitas mulheres infectadas abandonarem as consultas pré-natal, optando por fazer o parto em casa, com a ajuda das parteiras tradicionais.

Indicou que as mulheres grávidas infectadas que continuam com as consultas, assim como as crianças, são acompanhadas por técnicos das unidades hospitalares existentes no município.

A madrinha do projecto “Nascer livre para brilhar"  em Viana, Lucília da Costa, disse que com a ajuda de todos será possivel inverter o quadro na circunscrição.

‘’Nascer livre para brilhar’’ é um projecto liderado pela Primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, em parceria com o Ministério da Saúde, com o objectivo de diminuir e prevenir o elevado índice de Transmissão do VIH-SIDA de mãe para o filho.

O município de Viana, que dista 20 quilómetros do centro da cidade capital, é composto pelos distritos urbanos de Vila Flor, Zango, Baia, Kicuxi, Estalagem e Viana (sede), para além da comuna de Calumbo.

Leia também
  • 05/09/2019 17:50:43

    Novos médicos em Luanda recebem guias de colocação

    Luanda - Oitenta e quatro novos médicos internos, admitidos no concurso público promovido pelo Ministério da Saúde, em Setembro de 2018, receberam hoje (quinta-feira), as guias de colocação que lhes vai permitir exercer a actividade nas várias unidades sanitárias da província de Luanda.

  • 29/08/2019 17:36:19

    Vinte e uma unidades sanitárias prestam serviço de corte vertical

    Mbanza Kongo - Apenas vinte e uma, das 97 unidades sanitárias da província do Zaire, prestam serviço de prevenção e corte de transmissão vertical de VIH/SIDA da mãe para o filho disse hoje, quinta-feira, em Mbanza Kongo, o ponto focal do programa de luta contra esta doença na região, Manuel Kai.

  • 29/08/2019 11:04:49

    Diagnosticados 696 casos de HIV/Sida no Bié

    Cuito - Seiscentos e noventa e seis novos casos de HIV/Sida foram diagnosticados no primeiro semestre deste ano na província do Bié, o que representa um aumento de 210 casos em relação ao igual período anterior.