Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Setembro de 2019 | 16h27 - Actualizado em 12 Setembro de 2019 | 16h26

Saúde em Malanje reforçada com mais de 100 profissionais

Malanje- Cento e 173 novos técnicos, entre enfermeiros e médicos de várias especialidades, receberam hoje (quinta-feira) as guias de colocação para as unidades sanitárias dos 14 municípios da província de Malanje.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se de quadros admitidos no concurso público do sector da saúde de 2018.

A entrega das guias de colocação permite o início de funções dos técnicos nos municípios e unidades sanitárias indicadas.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, foram igualmente entregues guias de marchas a 114 técnicos já em funções, que melhoraram os níveis académicos e beneficiaram de actualização e promoção de categorias.

Apesar deste novo contigente, precisou, o número de técnicos, sobretudo médicos, para atender a demanda da província, ainda é reduzido, lamentando as mais de 60 vagas perdidas em 2018, por reprovações dos candidatos e anomalias registadas por altura do concurso público.

A província conta actualmente com apenas 85 médicos nacionais e 75 estrangeiros, necessitando de, pelo menos, mais dois mil profissionais de várias especialidades.

Avançou que a maioria das unidades sanitárias não têm sequer 50 por cento do pessoal necessário e para se minimizar as dificuldades algumas administrações municipais recrutam técnicos para laborar em regime de contrato.

A província conta com um hospital regional, 14 hospitais municipais que funcionam com limitações por insuficiências de técnicos.

Assuntos Província » Malanje   Saúde  

Leia também
  • 12/09/2019 15:39:51

    Surto de sarampo em Saurimo controlado

    Saurimo - O surto de sarampo que assolou o município de Saurimo (Lunda Sul) desde o mês de Março do corrente ano está controlado, revelou hoje, quinta-feira, o chefe do Departamento de Saúde Pública, Domingos Chiculo.

  • 11/09/2019 16:38:11

    Médico Filomeno Fortes quer centros de pesquisas

    Lubango - O director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Filomeno Fortes, apontou, nesta quarta-feira, no Lubango, a necessidade da criação de centros de investigação regionais.

  • 10/09/2019 21:13:38

    Saúde no Uíge recebe médicos e enfermeiros

    Uíge - Cento e 45 novos profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros, receberam hoje, terça- feira, as guias de colocação durante uma cerimónia presenciada pelo governador provincial, Pinda Simão.