Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Setembro de 2019 | 15h20 - Actualizado em 16 Setembro de 2019 | 15h19

Munícipes no Kilamba Kiaxi sugerem mais Feiras de Saúde

Luanda - Munícipes no Kilamba Kiaxi solicitaram à Administração local que sejam realizadas mais Feiras de Saúde para assistência médica e medicamentosa à população local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma Feira da Saúde (Arquivo)

Foto: Osvaldo Serafim

Em declarações à Angop, a propósito da Feira de Saúde que aconteceu no final de semana, no largo do Avô Kumbi, os munícipes sugeriram que actividades do género sejam realizadas pelo menos uma vez por mês para facilitar o acesso aos cuidados de saúde.

Joana Francisco, de 66 anos de idade, que padece de diabetes, considerou que a iniciativa é muito boa tendo em conta que muitos cidadãos como ela tem de percorrer longa distância para ter assistência médica.

Para ela, a realização de feiras no município facilita o tratamento da doença, porque também tem dificuldades em se locomover.

Isabel Adão André e André Costa que também são da mesma opinião afirmam ser uma boa iniciativa tendo em conta a burocracia e morosidade no  atendimento nos hospitais, que desencoraja muitos pacientes a procurar por ajuda médica.

Durante a Feira foram realizadas consultas de Medicina Geral e de Pediatria e foram distribuídos mosquiteiros para a prevenção da malaria e hipoclorito de sódio para prevenir doenças diarreicas agudas, assim como vacinação.

A Feira contou também com testes voluntários de HIV Sida, assim como palestra e a distribuição de cartilhas sobre a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e a malaria.

Questionada se a Feira era também indicada para munícipes com alguma patologia e que já tenham seguimento médico, a responsável da Direcção Municipal da Saúde, Josefa Costa, esclareceu que estes doentes são consultados e se necessário lhes é dado uma medicação para aliviar as dores e aconselhados a prosseguir com as consultas no local onde usualmente são atendidos  e se tiverem uma receita recebem a mediação já prescrita.

A Feira consta do programa de festividades do 43 aniversario do município e do seu patrono António Agostinho Neto, a assinalar-se a 17 de Setembro.
 

Leia também