Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Setembro de 2019 | 14h38 - Actualizado em 19 Setembro de 2019 | 15h50

Saúde no Zaire reforçada com novos técnicos

Mbanza Kongo- Quarenta e seis novos técnicos de saúde, onde se inclui nove médicos, receberam, quarta-feira, em Mbanza Kongo, as guias de colocação no sector.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fazem parte do grupo 24 técnicos médios de enfermagem, sete enfermeiros com formação superior, quatro técnicos superiores de diagnóstico e terapéutica e dois com formação média na mesma área.

O grupo foi apurado no concurso público de ingresso realizado em 2018, na região.

O quadro do pessoal de saúde, na província do Zaire, é constituído, actualmente, por 879 efectivos, entre médicos e enfermeiros, distribuído pelos seis municípios.

Labutam na região 81 médicos, entre generalistas e especialistas, entre os quais 32 expatriados de nacinalidades cubana, coreana e russa.

A região conta com 97 unidades sanitárias em funcionamento, das quais seis hospitais municipais, centros e postos de saúde e instituiçoes afins.

Com o novo pessoal, segundo o vice-governador para o sector Político, Económico e Soial, António Félix Kialungila, será possível a abertura, nos próximos dias, do centro de saúde de Kinganga Mavakala, no município do Soyo, inuagurado em Abril de 2018.

Explicou que a entrada em funcionamento desta unidade sanitária composta por um centro de saúde materno-infantil e um posto médico, com capacidade de 12 camas cada, estava condicionada ao recrutamento de novos técnicos.

O responsável pediu aos recêm-enquadrados rigor na observância da pauta deontológica e profissional, primando, acima de tudo, pela humanização dos serviços de saúde.

A província conta com 594.428 habitantes, muma proporção de um médico para cada sete mil e 338 habitantes.

Assuntos Província » Zaire   Saúde  

Leia também
  • 16/09/2019 15:20:12

    Lunda Sul ganha oitenta novos técnicos de saúde

    Saurimo - Oitenta técnicos de saúde, entre enfermeiros e médicos de várias especialidades, receberam, nesta segunda-feira, as guias de colocação para as diferentes unidades sanitárias dos quatro municípios da Lunda Sul.

  • 12/09/2019 16:27:03

    Saúde em Malanje reforçada com mais de 100 profissionais

    Malanje- Cento e 173 novos técnicos, entre enfermeiros e médicos de várias especialidades, receberam hoje (quinta-feira) as guias de colocação para as unidades sanitárias dos 14 municípios da província de Malanje.

  • 12/09/2019 15:39:51

    Surto de sarampo em Saurimo controlado

    Saurimo - O surto de sarampo que assolou o município de Saurimo (Lunda Sul) desde o mês de Março do corrente ano está controlado, revelou hoje, quinta-feira, o chefe do Departamento de Saúde Pública, Domingos Chiculo.