Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Setembro de 2019 | 16h14 - Actualizado em 20 Setembro de 2019 | 17h49

Saúde promove campanha contra a pólio

Luanda - O sector da saúde em coordenação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza a partir desta sexta-feira em algumas províncias do país uma campanha massiva de vacinação contra a pólio, com âmbito da acção de prevenção contra essa doença.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se das províncias do Cuanza Sul, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, que deverão imunizar crianças dos zero aos cinco anos de idade durante os próximos três dias, no âmbito da prevenção em função do caso de pólio detectado em Julho deste ano no município de Xá-Muteba (Lunda Norte).

Em Malanje, a campanha prevê abranger 149 mil 914 crianças durante a primeira fase, nos municípios de Malanje, Quela, Mucari, Cangandala, Cambundi-Catembo e Kunda-dia-base. Envolve 502 equipas de vacinadores que integram mil e 686 brigadistas.

No Cuanza Sul, os dados apontam para a imunização de 358 mil crianças em nove municípios dos 12 existentes, com excepção de Mussende, Kibala e Libolo.

Para o efeito, foram formadas 213 equipas com 213 vacinadores cada, e igual número de mobilizadores e registadores, distribuídos nos diversos bairros do Sumbe.

Para o Moxico, as autoridades prevêem imunizar sete mil e 801 crianças menores de cinco anos de idade, pelo que foram criadas 27 equipas de vacinação constituídas por três elementos cada, entre fixas e móveis.

Cento e 17 mil e 731 crianças é o número a ser contemplado na província da Lunda Sul, localidade onde foi detectado um caso positivo de pólio, no bairro Candembe, arredores da cidade de Saurimo.

Nesta localidade, a campanha será assegurada por mil 182 brigadistas e 100 escuteiros distribuídos pelos quatro municípios, nomeadamente (Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo), entre mobilizadores, vacinadores, registadores e supervisores.

Para o efeito estão disponíveis 136 mil doses.

A estratégia será passar de casa em casa e nos locais de maior concentração populacional, nomeadamente igrejas, mercados e zonas fronteiriças.

Leia também
  • 18/09/2019 13:23:49

    Sarampo causa nove mortes no Lucapa

    Dundo - Nove pessoas morreram vítimas de sarampo, surto que assola o município de Lucapa (Lunda Norte), desde Maio deste ano, soube nesta quarta-feira à Angop de fonte oficial.

  • 16/09/2019 15:20:12

    Lunda Sul ganha oitenta novos técnicos de saúde

    Saurimo - Oitenta técnicos de saúde, entre enfermeiros e médicos de várias especialidades, receberam, nesta segunda-feira, as guias de colocação para as diferentes unidades sanitárias dos quatro municípios da Lunda Sul.

  • 12/09/2019 16:27:03

    Saúde em Malanje reforçada com mais de 100 profissionais

    Malanje- Cento e 173 novos técnicos, entre enfermeiros e médicos de várias especialidades, receberam hoje (quinta-feira) as guias de colocação para as unidades sanitárias dos 14 municípios da província de Malanje.