Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

23 Setembro de 2019 | 14h51 - Actualizado em 23 Setembro de 2019 | 15h03

Autoridades investem AKZ 13 milhões na melhoria do sistema de saúde

Chicala-Cholohanga - As autoridades do município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo, investirem, este ano, 13 milhões, 992 mil e 262 Kwanzas (Akz), na reabilitação de seis unidades sanitárias, para melhorar o sistema de saúde local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à ANGOP, pelo chefe de repartição da Saúde na municipalidade, João Epalanga Trosso, referindo tratar-se dos centros de saúde das comunas do Mbave e Sambo, bem como os postos médicos dos sectores de Essaque, das Boas Águas e de Candumbo, bem como as residências dos técnicos colocados nessas áreas.

Constam igualmente deste lote as obras de reabilitação do centro materno-infantil da comuna do Sambo, para melhorar a qualidade de atendimento médico e medicamentoso da população.

João Epalanga Trosso disse que, a parte dessas infra-estruturas, decorrem obras de requalificação da repartição municipal de saúde e do centro materno-infantil da vila municipal, um processo que será abrangido para todas as 28 unidades sanitárias, construídas na localidade.

Segundo o responsável, essa iniciativa, de âmbito local, visa dar conforto aos cidadãos, através da melhoria da qualidade de assistência médica e medicamentosa e, ao mesmo tempo, encurtar distâncias percorridas diariamente pela população, numa altura em que as doenças respiratórias agudas, diarreicas e a malária, vão se destacando.

Salientou que o orçamento alocado ao sector da saúde, aliado ao apoio do Gabinete provincial do sector, tem permitido adquirir os medicamentos e alimentação para os pacientes internados na maior unidade hospitalar do município, sem qualquer constrangimento.

O sistema de saúde na Chicala-Cholohanga, com uma superfície de 4.380 quilómetros quadrados e uma população de 114 mil e 594 habitantes, na sua maioria camponeses, é assegurado por 220 técnicos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutico e outros indispensáveis para o seu funcionamento.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 13/09/2019 17:47:49

    Responsável pede maior compromisso dos profissionais de saúde

    Huambo - A directora do Gabinete de Saúde na província do Huambo, Jovita Cachequele Chocoputo André, pediu hoje, sexta-feira, maior compromisso dos profissionais do sector na prestação do atendimento médico e medicamentoso, por ser o alicerce para a promoção da qualidade de vida da população.

  • 12/09/2019 13:42:36

    Humanismo deve estar no centro do atendimento clínico

    Huambo - A governadora da província do Huambo, Joana Lina, referiu hoje, quinta-feira, que o humanismo constitui uma exigência indispensável na melhoria do bem-estar físico e mental dos doentes, daí a razão de estar no centro do atendimento clínico.

  • 11/09/2019 21:54:24

    Sector do Gove terá centro materno-infantil de referência

    Caála - Um centro materno-infantil de referência, orçado em 376 milhões e 973 kwanzas, será construído a partir deste mês, no sector do Gove, município da Caála, a 118 quilómetros da cidade do Huambo, no quadro das políticas de expansão da rede sanitária e melhoria do atendimento médico e medicamentoso.