Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Setembro de 2019 | 18h38 - Actualizado em 25 Setembro de 2019 | 18h38

Enquadramento de novos profissionais marca dia da saúde no país

Luanda - O enquadramento de novos técnicos de diferentes áreas e especialidades da saúde nas províncias de Cabinda e do Bengo, bem como os apelas para a humanização dos serviços prestados aos utentes marcaram a jornada comemorativa do dia nacional do trabalhador da saúde.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na lista dos 154 novos técnicos admitidos no concurso público de 2018, em Cabinda, estão 34 médicos de internos gerais, 22 enfermeiros de 3ª classe, 69 técnicos médios de 2ª classe e 11 funcionários administrativos.

Por seu turno, no Bengo foram enquadrados 135 novos técnicos.

Deste número, constam 11 médicos, 71 enfermeiros e 53 técnicos de diagnóstico e terapêutica que vão  reforçar o quadro de pessoal nos municípios do Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Pango Aluquém e Nambuangongo.

Para assinalar a data, a Inspectora do Gabinete Provincial da Saúde da Lunda Sul, Roque Mário, aconselhou os profissionais de saúde para observarem a ética e a deontologia, bem como a humanização na assistência aos pacientes durante o exercício das suas funções.

A inspectora disse ser necessário mais empenho dos enfermeiros e médicos no tratamento dos doentes nas unidades sanitárias.

Já na província do Cuanza Sul, os profissionais da saúde foram aconselhados a promover uma reflexão profunda em torno da melhoria da assistência sanitária e da humanização dos serviços prestados aos utentes.

Para o efeito, o vice-governador provincial do Cuanza Sul, Demétrio de Sepúlveda, afirmou que o Governo vai continuar a criar condições de infra-estruturas, equipamentos especializados, bem como a capacitação e formação contínua dos profissionais.

Na mesma senda, o director do Gabinete Provincial da Saúde de Malanje, Avantino Sebastião, solicitous aos profissionais e funcionários do sector para intensificarem as acções de medicina preventiva, de forma a diminuir a contaminação de certas doenças.

Avantino Sebastião realçou que as referidas informações concorrem para o alcance dos resultados positivos e melhorias do sistema de saúde na província e no país.

O Dia Nacional do Trabalhador da Saúde é dedicado ao médico Américo Boavida, que nasceu em Luanda, a 20 de Novembro de 1923, e faleceu em Moxico, a 25 de Setembro de 1968.

Leia também
  • 25/09/2019 17:19:21

    Cabinda contará com serviços de hemodiálise e TAC

    Cabinda - Os serviços de saúde em Cabinda vão contar, em 2020, com duas novas unidade especializadas para tratamento de pessoas com insuficiência renal (hemodiálise) e de Imagiologia (TAC).

  • 24/09/2019 18:54:34

    Tuberculose mata 22 pessoas no I semestre deste ano no Bengo

    Caxito - Vinte duas pessoas morreram de tuberculose na província do Bengo, no primeiro semestre deste ano, mais 15 em relação ao período homólogo de 2018.

  • 24/09/2019 16:45:55

    Serviços do INEMA condicionados na Lunda Sul

    Saurimo - A expansão dos serviços do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) nos municípios da Lunda Sul e a criação de postos fixos nas estradas nacionais está condicionada devido a exiguidade de técnicos, afirmou, nesta terça-feira, em Saurimo, o coordenador provincial, Miguel Clemente.