Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Setembro de 2019 | 15h37 - Actualizado em 30 Setembro de 2019 | 15h36

Casos de malnutrição aumentam no Cunene

Ondjiva - Dois mil e 848 novos casos de malnutrição severa e moderada em crianças menores de cinco anos de idade foram registados de Janeiro a Agosto deste ano, na província do Cunene, mais 288 casos em relação a igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Hospital Geral de Ondjiva

Foto: José Cachiva

A informação foi avançada hoje (segunda-feira), à Angop, em Ondjiva, pelo supervisor do Programa de Malnutrição no Cunene, Teófilo Emílio, referindo que no período em análise 100 crianças morreram devido a doença, mais 45 em relação aos oito meses anteriores.

Fez saber que o aumento de casos da doença e de óbitos nas unidades sanitárias deveu-se a escassez de alimentos e da má condição da água consumida nas comunidades rurais, situação resultante da seca que a província do Cunene vive desde Outubro de 2018.

O responsável informou que a província dispõe de suplementos terapêuticos suficientes para tratamento da malnutrição, conhecida” Papa Plumpy Nut”, e tem feito a distribuição mensal nas unidades hospitalares, bem como a entrega de hipoclorito de sódio para tratamento da água.  

Para inverter o quadro, apesar da seca que assola a província, decorrem acções de sensibilização nas zonas suburbanas e rurais sobre como tratar água para o consumo e de informação sobre a importância de procurarem as unidades sanitárias sempre que as crianças apresentarem algum mal-estar.

A província do Cunene, no presente ano, já recebeu sete mil e 600 caixas de papa Plumpy Nut e leite terapêutico, entregues pela ONG "World Vision" e pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

Cunene conta com uma rede hospitalar de 146 unidades sanitárias, das quais 87 habilitadas para realizar o tratamento da malnutrição, asseguradas por 80 médicos e 946 enfermeiros.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 28/09/2019 13:38:05

    Mais de mil pessoas beneficiam de consultas gratuitas no Evale

    Ondjiva - Mil e 110 pessoas entre crianças e adultos beneficiaram de consultas gratuitas, na comuna do Evale, município do Cuanhama, província do Cunene, durante uma feira de saúde realizada pelo Gabinete Provincial da Saúde.

  • 25/09/2019 04:23:29

    CASA-CE leva necessidade de médicos no Cunene ao Parlamento

    Ondjiva - A vice-presidente do grupo parlamentar da CASA-CE, Cesinanda Narciso, disse terça-feira, em Ondjiva, que o seu partido vai apresentar em próximas plenária do Parlamento angolano a necessidade de admissão de novos médicos para o Hospital Geral de Ondjiva, o maior da província do Cunene, a fim de pressionar o Executivo.

  • 09/09/2019 17:35:51

    Vacinadas mais de 15 mil crianças no Cuvelai

    Ondjiva- Quinze mil e 33 crianças dos zero aos cinco anos de idade foram imunizadas na terceira fase da campanha contra a poliomielite, que decorreu de 30 de Agosto a 01 de Setembro, no município do Cuvelai, província do Cunene.