Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

04 Janeiro de 2020 | 17h00 - Actualizado em 04 Janeiro de 2020 | 17h00

Zaire: Centro de saúde da Serra de Kanda sem laboratório para análises clínicas

Mbanza Kongo - O centro de saúde da comuna da Serra de Kanda, município do Cuimba, província do Zaire, está sem laboratório para as análises clínicas há treze anos, situação que tem dificultado o normal funcionamento daquela unidade sanitária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações sexta-feira à imprensa, o responsável do centro, Henriques Toko, disse que na ausência desses equipamentos, os pacientes que acorrem naquele centro hospitalar são tratados de acordo os sintomas apresentados.

“Por falta de laboratório para análises clínicas, o tratamento de pacientes é feito de forma sintomática, sem o diagnóstico da doença, o que é anormal para uma vida humana”, reconheceu, frisando que desde 2007 que os equipamentos deixaram de funcionar devido ao estado de obsoleto.

De acordo ainda com a fonte, o centro de saúde da Serra de Kanda, com capacidade para seis camas funciona com dois técnicos, número insuficiente para atender a população da comuna estimada em 11 mil e 336 habitantes.

A malária, hipertensão e doenças diarreicas agudas são as patologias mais atendidas no aludido centro de saúde que se debate também com sérios problemas em termos de abastecimento de medicamentos.

Para o seu normal funcionamento, disse, o centro de saúde da Serra de Kanda necessita de mais seis técnicos formados em diversas áreas de medicina.

Por sua vez, o administrador municipal do Cuimba, Simão Kuanzambi, atribuiu à falta de alguns equipamentos e serviços na comuna montanhosa da Serra de Kanda ao mau estado da via que une as duas localidades.

“Temos muitas obras paralisadas na comuna devido ao estado acentuado de degradação da estrada Cuimba/Serra de Kanda, que impede colocar o material e outros equipamentos indispensáveis na localidade”, reconheceu, afirmando que o governo provincial está a mobilizar os meios para o arranque das obras de terraplenagem deste troço rodoviário.

A comuna da Serra de Kanda dista a 45 quilómetros a sul da sede municipal do Cuimba.

Leia também
  • 31/12/2019 20:53:52

    Realizadas mais de seis mil transfusões de sangue no Bié

    Cuito - Seis mil e 170 transfusões de sangue foram realizadas em 2019, no Hospital Provincial do Bié, fruto da doação de 4.757 bolsas de sangue, fornecidas por 6.373 dadores, membros de associações, cidadãos voluntários e familiares dos pacientes, soube Angop de fonte oficial .

  • 23/12/2019 00:50:27

    Hospital do Cuando Cubango agenda 106 cirurgias para Janeiro 2020

    Menongue - Pelo menos 106 cirurgias serão realizadas, em Janeiro de 2020, no Hospital Geral do Cuando Cubango, no quadro da segunda fase da "Caravana Solidário", iniciativa que envolveu a deslocação de médicos especialistas de Luanda a esta província.

  • 21/12/2019 20:46:25

    Cuando Cubango opera primeiros casos de hidrocefalia

    Menongue - As primeiras quatro crianças com hidrocefalia, das cinco registadas para cirurgia na província do Cuando Cubango, foram operadas com sucesso hoje no Hospital Geral local, no âmbito de uma acção da caravana solidária de médicos angolanos e estrangeiros.