Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

17 Janeiro de 2020 | 20h50 - Actualizado em 17 Janeiro de 2020 | 21h14

Cinco milhões de crianças tomam vacina contra poliomielite

Luanda - Cinco milhões de crianças foram vacinadas no país em 2019 contra a poliomielite, durante campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde, informou, nesta sexta-feira, em Luanda, a titular da pasta do sector, Sílvia Lutucuta.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Michael Galway - director de Implementação e Estratégia de Programas da Fundação Bill e Melinda Gates

Foto: Henri Celso

Sílvia Lutucuta -ministra da saúde

Foto: Henri Celso

A governante avançou esse dado à imprensa, durante um encontro com membros da Fundação Bill e Melinda Gates, tendo lembrado que o país está livre desta doença há 10 anos, mas que 2019 houve necessidade de se realizar a campanha de vacinação de bloqueio, devido ao surto da doença na vizinha República Democrática do Congo (RDC) e ao ressurgimento de casos isolados da pandemia em certas localidades angolanas.

Sílvia Lutucuta referiu que 14 províncias do país foram contempladas com a campanha, tendo ficado isentas deste processo o Namibe, Cabinda, Cuando Cubango e Cunene, por não existir qualquer diagnóstico da doença.

Explicou que, apesar da inexistência de qualquer caso nestas regiões, as províncias do Namibe, Cabinda e Cuando Cubango e Cunene, serão abrangidas na segunda fase da campanha de vacinação, prevista para Fevereiro deste ano.

Já o director de Implementação e Estratégia de Programas da Fundação Bill e Melinda Gates, Michael Galway, fez saber que esta instituição filantrópica financiou esta campanha de vacinação com cerca vinte milhões de dólares.

Informou que o patrono da fundação, o multimilionário americano Bill Gates, pretende continuar apoiar projectos do sector da Saúde em Angola, para reafirmar esta posição tem agendado para Fevereiro deste ano, em Davos, na Suíça, um encontro com dirigentes angolanos.

A poliomielite é uma doença contagiosa, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso, podendo provocar paralisia nas pernas e nos braços.

A doença é transmitida quando o vírus da pólio entra em contacto com a boca de uma criança, por meio da água, alimentos ou mãos sujas.

Além de responsáveis da Fundação Bill e Melinda Gates, participaram da reunião promovida pelo Ministério da Saúde, representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, entre outros organismos que apoiam o Governo de Angola na luta contra a pólio.

Assuntos Angola   Saúde  

Leia também
  • 16/01/2020 14:43:38

    Assinado acordo de cooperação no domínio da enfermagem

    Luanda - Um acordo de cooperação técnica educacional foi formalizado hoje (quinta-feira) entre a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) e o Conselho Federal de Enfermagem do Brasil (COFEN), com a finalidade de reforçar as relações bilaterais e o intercâmbio técnico-profissional.

  • 16/01/2020 13:02:38

    Novos médicos reforçam sector na Lunda Sul

    Saurimo - Três novos médicos angolanos especializados em Ginecologia e Obstetrícia reforçam desde hoje (quinta-feira) o sector da saúde, no município de Saurimo, província da Lunda Sul.

  • 16/01/2020 12:40:40

    Saúde prioriza redução da mortalidade infantil na Lunda Sul

    Saurimo - O sector da Saúde na província da Lunda Sul está a promover campanhas de sensibilização das comunidades para reduzir o índice de mortalidade infantil na região.