Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

22 Janeiro de 2020 | 05h55 - Actualizado em 22 Janeiro de 2020 | 05h55

Humanização da saúde passa pelo aumento de médicos

Namibe - O presidente da ordem dos médicos do Namibe, Gabriel Bumba Malonda, defendeu terça-feira, nesta cidade, o reforço de mais médicos de especialidade nos hospitais, centros de saúde e melhores condições de trabalho para melhor consolidação e humanização dos serviços de saúde na província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe:Feira da saúde com realização de consulta de varias especialidades

Foto: Frederico Sanjunju

Namibe:Feira da saúde com realização de consulta de varias especialidades

Foto: Frederico Sanjunju

Falando à Angop, a margem das actividades do dia do médico, a assinalar-se em todo o país a 26 do mês em curso, cujo acto central acontece na província do Cuando Cubango, Gabriel Bumba Malonda disse que o número de médicos é muito reduzido, o que tem dificultado no atendimento dos pacientes que procuram os serviços de saúde.

Apesar da falta de médicos, o presidente da Ordem reconheceu ainda existir grandes inovações no campo do saber, assim como na qualidade, ensino e aprendizagem nas escolas públicas e privadas, onde estão ser formados médicos angolanos.

Realçou ainda que a humanização dos serviços de saúde passa necessariamente pela melhoria das condições de trabalho, promoção profissional e outros elementos que ajudam o médico a prestar melhor serviço ao cidadão.

Garantiu existir na província do Namibe apenas dois médicos nacionais especializados em pediatria e oftalmologia, estando em falta outros nas especialidades de cirurgia, ortopedia, dermatologia, para deixar de depender dos expatriados.

O dia dos médicos está sendo assinalado com a realização de várias actividades, sendo uma delas a feira da saúde com consultas diversas e entrega de medicamentos para os idosos internados no lar da terceira idade, entre outras.

A província do Namibe conta com mais de sessenta médicos, entre angolanos e expatriados.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 30/11/2019 11:45:11

    Testadas mais de 24 mil pessoas contra Hiv-Sida

    Moçâmedes: Mais de 24 mil pessoas a nível da província do Namíbe,foram testadas contra o HIV-Sida,durante o primeiro trimestre do ano em curso, quinhentas das quais,foram dadas como positivas.

  • 30/10/2019 22:07:47

    Médica sugere rastreio do cancro da mama

    Moçâmedes - A médica e vogal da Liga Angolana de Controlo do Cancro (LACC), Julieta Quiteke, aconselhou, quarta-feira as mulheres a efectuarem o auto exame do cancro da mama, uma das vias para a prevenção.

  • 24/09/2019 13:53:40

    Crianças com hidrocefalia fora de perigo

    Moçâmedes - As três crianças com hidrocefalia, operadas dia 12 do corrente mês no município de Moçâmedes, província do Namibe, estão fora de perigo, segundo a médica pediatra Jornalista Alves.