Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

27 Fevereiro de 2020 | 15h53 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2020 | 15h59

Hospital do Porto Amboim sem Raio X

Porto Amboim - O Hospital Municipal do Porto Amboim, província do Cuanza Sul, tem dificuldades de adquirir, no mercado nacional, peças de reposição para recuperar os equipamentos de Raio X.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com  o director municipal da Saúde, Fernando Troco,  devido a avaria dos equipamentos de Raio X, depois de efectuadas a consultas, os pacientes são encaminhados para o Hospital Geral do Cuanza Sul, no Sumbe, cerca de 70 quilómetros, e em outros casos recorrem a unidades privadas.

Avançou que caso não consiga resolver localmente o problema vai recorer ao governo da província.

" É inconcebível que o Hospital Municipal continue sem uma máquina de Raio X. Deixamos de prestar alguns serviços que necessitam de diagnóstico, causando muitos transtornos aos utentes", reforçou.

Reforço de profissionais

Fernando Troco afirmou que a unidade sanitária necessita de 25 médicos de diversas especialidades, 250 enfermeiros e 20 técnicos de diagnóstico terapêutico.
 
Entre os médicos destacam-se em cirurgia, ginecologia e obstetrícia, estomatologia, fisioterapia, ortopedia, pediatria, cardiologista. O hospital Atende, em média diária, 130 pacientes.

O município do Porto Amboim tem 20 unidades sanitárias, entre as quais o Hospital Municipal, 14 postos de saúde, um materno infantil e quatro centros de saúde.

O município conta com 16 médicos, 75 enfermeiros e 10 técnicos de diagnóstico terapêuticos.

Ohospital tem uma capacidade de 125 camas, recentemente foi efectuado, pelo Gabinete Provincial das Infra-estruturas, uma avaliação nas suas estruturas.

Leia também