Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

22 Março de 2020 | 02h23 - Actualizado em 22 Março de 2020 | 02h05

COVID-19: Síntese Nacional

Luanda - Passados quatro meses, desde o início do surto na cidade chinesa de Wuhan, Angola registou os dois primeiros casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19), contraidos por dois cidadãos nacionais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Director do Gabinete Provincial da Saúde, João Campos falando à imprensa sobre COVID- 19

Foto: Bartolomeu do Nascimento

Trata-se de dois angolanos do sexo masculino, com idades entre os 36 e 38 anos, que entraram em Angola nos dias 17 e 18 de Março, vindos de Portugal, confirmados por volta das 2h00 da manhã de sábado (dia 21).

Angola

A Polícia Nacional (PN) tem todos os seus efectivos em prontidão para punir os que violarem as medidas básicas de prevenção do novo Ccovid-19, estipuladas pela Comissão Interministerial para Resposta à Pandemia.

Falando nas celebrações do 41º da Direcção de Transito e Segurança Rodoviária (DTSR), o comandante Geral da PN, Paulo de Almeida, que solicita o engajamento de todos, nas orientações do Ministério da Saúde.

Comissão Interministerial

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, aconselhou  os empregadores a dispensarem as empregas domésticas, como forma de prevenir a propagação do Covid-19, entre os angolanos.

Essa orientação enquadra-se na mensagem à Nação do Presidente da República, João Lourenço, e ao Decreto  Legislativo Presidencial Provisório n.º 1/20 de 18 de Março, que estabelece várias medidas preventivas.

 Luanda  

Pelo menos 500 cidadaos, maioritariamente angolanos, regressaram na noite deste sábado (dia 21) de Portugal, depois de terem estado retidos no Porto e Lisboa, por causa do encerramento das fronteiras de Angola.

Desde quarta-feira, este grupo esteve impossibilitado de vir ao país,  na sequência do Decreto Legislativo Presidencial Provisório nº1/20 de 18 de Março, que visa prevenir a propagaão do novo Corovaviros (Covid-19).

Bié

Um angolano, de 30 anos de idade, proveniente de Portugal (dia 16), encontra-se a cumprir quarentena domiciliar, na Centralidade Horizonte, com acompanhamento rigoroso das autoridades sanitárias locais.

“O mesmo está a fazer a quarentena domiciliar e deve estar em contacto permanente com a Comissão local de Luta contra o Covid-19”, informou o director do Gabinete Provincial da Saúde, João Campos.

Lunda Norte

As autoridades sanitárias colocaram dois cidadãos sul-africanos (provenientes do seu país) em quarenta domiciliar, depois de escaparem das equipas de vigilância no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda.

Na sequência, a comissão multissectorial local foi alertada da ida dos mesmos à província, a bordo de um avião da TAAG, o que permitiu tomar-se todas as providências necessárias para colocá-los em quarentena.

Namibe

O Conselho Provincial da Juventude no Namibe realizou, no Mercado 5 de Abril, na cidade de Moçâmedes, uma intensa campanha de sensibilização da população sobre os métodos de prevenção da doença.

Durante a campanha, os jovens associados distribuiram panfletos com dizeres sobre a pandemia e as formas de prevenção, como a lavagem regular das mãos com água e sabão, o não aperto de mão e nada de beijo.

Por outro lado, a comissão multisectorial local balanceou (sábado) as acções desenvolvidas nos últimos dias e traçar novas medidas de prevenção depois de confirmados os dois primeiros casoso no pais.

Moxico

 A venda de carne seca da caça, no mercado informal da cidade do Luena,  está proibida, desde sábado, dia 21, no âmbito da implementação das medidas de prevenção da infecção pelo novo coronavírus (Covid - 19).

O anúncio da proibição foi feito na sexta-feira, pelo governador provincial, Gonçalves Muandumba, durante a reunião mantida com os membros da comissão local de acompanhamento da pandemia.

Cuanza Sul

Responsáveis da Saúde e da Polícia Nacional instruíram operadores de transportes públicos a disporem meios de higienização nas suas viaturas, para os passageiros, visando preveni-los de contaminações do Covid-19.

De igual modo foram aconselhados pela chefe do departamento provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Delfina da Silva, a desinfectarem os veículos regularmente e a dessiminarem informçoões afins. 

Zaire

 As farmácias na cidade de Mbanza Kongo debatem-se com roptura acentuada de material de biossegurança para fazer face aos esforços de prevenção contra o novo Coronavírus (covid-19).

Numa ronda,  por algumas farmácias, a Angop constatou que as máscaras, álcool gel, etílico, lenços anticépticos, luvas, tocas e batas impermeáveis são os materiais mais procurados pelos citadinos locais. 

Também no sábado, o governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, visitou centro de quarentena do Luvo, constatando o seu funcionamento e as condições existentes no recinto, criado para acudir eventuais casos.

Lunda Norte

No município do Dundo, o material de biossegurança para fazer face aos esforços de prevenção do Ccovid-19 está esgotado em grande parte das farmácias, numa altura em que a procura aumenta.

A máscaras, álcool etílico, luvas, e outros de higienização, são os materiais mais procurados pelos citadinos, que até sexta-feira, ainda encontraram tais meios nas farmácias, entre 500 kwanzas e AKZ 1.300.

Leia também
  • 22/03/2020 13:32:27

    Covid-19: GPL cria centros de acolhimento provisórios para vulneráveis

    Luanda - O governo provincial de Luanda (GPL) vai criar, em função da pandemia Coronavírus (Covid-19), centros de acolhimento provisórios para albergar crianças, adolescentes, jovens e adultos, que vivem na rua.

  • 22/03/2020 12:42:57

    Covid-19: Angola com 13 casos em processamento

    Luanda - Treze, das 146 amostras de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) já realizados, encontram-se em processamento laboratorial em Angola, anunciou hoje, domingo, a directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas.

  • 22/03/2020 09:20:44

    COVID-19: Lunda Norte reforça vigilância

    Dundo - As autoridades na província da Lunda Norte reforçaram, desde sábado, as equipas de vigilância nas fronteiras terrestres, aeroporto de Kamaquenzo e nos postos de controlo interprovinciais, para permitir o rastreio de todos os cidadãos que saírem e entrarem na província, no âmbito das medidas de prevenção do Covid-19.

  • 22/03/2020 09:16:15

    Covid-19: Governador constata funcionamento do centro de quarentena do Luvo

    Mbanza Kongo - O governador da província do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, constatou no sábado o funcionamento do centro de quarentena do Luvo, 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, onde avaliou as condições existentes naquele espaço criado para acolher eventuais casos de coronavírus.