Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Março de 2020 | 05h09 - Actualizado em 20 Março de 2020 | 16h47

COVID - 19: Síntese Nacional

Luanda - Os cidadãos vindos de Lisboa, na quarta-feira última, e colocados em quarentena domiciliar, poderão ser isolados, de forma compulsiva, em campos apropriados, caso saiam de casa antes dos 14 dias estipulados para cumprimento das medidas preventivas ao Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reunião extraordinária da Comissão Interministerial de Prevenção ao Covid-19, orientada pela ministra de Estado para a Área social, Carolina Cerqueira

Foto: Rosario dos Santos

A advertência é da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante uma conferência de imprensa, sublinhando que as pessoas nessa condição (cerca de 300) estão mapeadas e sob vigilância, sendo facilmente localizadas, através dos dados expostos em formulário.

"Em caso de incumprimento, estes cidadãos serão localizados através de um mapeamento e levados para os centros de quarentena existentes de forma obrigatória", afirmou.

Na ocasião, a governante deu a conhecer que o país se depara com sete novos casos suspeitos, cujos resultados dos exames serão anunciados oportunamente.

Trata-se de um grupo integrado por angolanos, portugueses e americanos testados no país e sob o controlo das autoridades sanitárias, que nesta quinta-feira aproveitaram inspeccionar os vários hotéis sedeados em Luanda.

Namibe

O governo provincial do Namibe determinou o encerramento antecipado das "Festas do Mar" edição 2020, tendo em conta as medidas preventivas do novo coronavírus (Covid-19).

O comunicado, dirigido aos órgãos de Comunicação Social, refere que a decisão se traduz numa das medidas preventivas a adoptar para evitar os eventos públicos com aglomerações de pessoas.

Ainda no Namibe, o chefe  da direcção nacional de Defesa Anti-Aérea, da Força Aérea Nacional (FAN), António Xavier, exortou os efectivos deste órgão militar o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

Bengo

Uma comissão provincial e seis subcomissões municipais de prevenção e combate ao novo coranavírus foram criadas na província do Bengo, para desenvolver acções de sensibilização junto das comunidades.

Cabinda 

A Comissão Provincial de Contingência do Covid-19 reuniu com as empresas petrolíferas, instaladas no campo do Malongo, com vista a reforçar as medidas preventivas contra a pandemia.

Na ocasião, o coordenador dessa comissão, Alberto Paca, disse que o encontro se realizou, em conformidade com o Decreto Presidencial que orienta o encerramento das fronteiras, a partir das 0h00 (zero horas) desta sexta-feira, para se evitar eventual propagação ou transmissão do Covid-19 no país.

Nessa província, o comandante local da Polícia Nacional, comissário Eusébio Domingos e Costa, exortou os efectivos dos Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e Polícia da Guarda Fronteiras (PGF) a redobrarem as acções de impedimento da entrada de cidadãos estrangeiros ao país, a partir das fronteiras aéreas e terrestres.

Zaire

Quatro Centros de Quarentena foram criados pelas autoridades sanitárias nos municípios do Soyo e Mbanza Kongo, província do Zaire, para fazer face aos eventuais casos de novo Coronavírus, que assola o mundo.

Deste número, um centro vai funcionar na base petrolífera do Kwanda, igual número no bairro Kamy e outro na povoação de Kavugi, que dista a 30 quilómetros da cidade.

No município do Soyo, nesta mesma província, as autoridades sanitárias começaram a expandir os postos de rastreio do novo Coronavírus (Covid-19) nas ilhas e comunas fronteiriças com a República Democrática do Congo (RDC), onde já há caso positivo.

De igual modo, em Mbanza Kongo, os munícipes aplaudiram as medidas tomadas pelo Governo angolano, particularmente o encerramento temporário de fronteiras terrestres para se evitar a propagação do coronavírus (covid-19) em território nacional.

Cuanza Sul

A Comissão Técnica para Responder aos possíveis casos da pandemia, coordenada pelo governador provincial, Job Capapinha, indicou o hospital provincial e o Centro Agrícola da Quipela como centros de quarentena, para acolher os eventuais casos suspeitos de Covid-19.

Uíge

Dois centros de quarentena para testar cidadãos provenientes da vizinha República Democrática do Congo (RDC), país que já registou casos do Covid-19, foram criados nos municípios de Maquela do Zombo e de Milunga, com vista a prevenir a infecção do Covid-19.

A directora do gabinete provincial da Saúde a nível local, Madalena Diogo, afirmou que o centro de Maquela do Zombo está instalado no posto fronteiriço de Kimbata e conta com uma capacidade para 30 utentes, enquanto o do Milunga pode albergar 20 camas individuais.

Lunda Norte

Mais de 80 técnicos de saúde das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional participaram numa formação sobre o manuseamento do material de biossegurança, no âmbito das medidas de prevenção do Covid-19.

Na ocasião, o director do gabinete provincial da Saúde, José Nhunga, referiu que a acção formativa visa preparar os profissionais com as técnicas sobre o rastreio de casos suspeitos.

Ainda na Lunda Norte,  a abertura do presente campeonato provincial de Ténis de Campo, inicialmente prevista para sábado, 21, foi cancelada, tendo em conta a pandemia do Coronavírus “Covid-19”.

Na província, estão igualmente suspensas as sessões de treinos dos jogadores num período de 45 dias, bem como proibida a frequência dos atletas no recinto de jogos, enquanto durar a medida.     

Benguela

Vinte jornalistas de distintos órgãos de Comunicação Social da província de Benguela foram capacitados sobre sintomas, formas de transmissão e prevenção do Covid-19, numa iniciativa da comissão multissectorial local para implementar medidas preventivas contra a pandemia.

O encontro permitiu os profissionais da classe jornalística adquirirem conhecimentos sobre o regulamento sanitário internacional, vigilância epidemiológica, o novo Coronavírus e as medidas de biossegurança.

Moxico

O vice-governador do Moxico para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva, apelou as famílias a respeitarem os conselhos transmitidos pelas autoridades sanitárias para prevenir a infecção por Covid-19.

Cuanza Norte

As autoridades sanitárias do Cuanza Norte procederam, em Ndalatando (capital da província), a abertura de um centro local para acolhimento, em quarentena, de casos suspeitos de Covid-19, ereforçou a sensbilização dos cidadãos sobre as medidas de prevenção da referida pandemia.

O referido centro de quarentena deverá funcionar numa das naves do hospital provincial, erguida recentemente no quadro das obras de ampliação daquela unidade, estando criadas as condições técnicas sanitárias possíveis e mobilizado o pessoal de saúde para intervir em caso de registo de possível caso suspeito da doença.

Leia também
  • 20/03/2020 16:38:38

    Covid-19: Moçâmedes com dois centros para atender casos suspeitos

    Moçâmedes: Dois centros para atender eventuais casos positivos de Coronavírus (covid-19) foi aberto hoje, sexta-feira, no município sede de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 20/03/2020 08:56:51

    Covid-19: Produtos de prevenção em escassez

    Benguela - A procura de luvas, máscaras e material de higienização nas grandes superfícies comerciais e farmácias, para prevenção do novo coronavírus(covid-19), é elevada e os produtos estão em escassez e em roptura de stocks na província de Benguela.

  • 20/03/2020 08:45:24

    Covid-19: Sindicato solicita condições de prevenção para os jornalistas

    Lubango - O secretário provincial do Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA) na província da Huíla, Amílcar Silvério, solicitou na quinta-feira aos órgãos de comunicação social a criação de condições de prevenção do coronavírus(covid-19) para os jornalistas, dada a particularidade de seu ofício.