Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Março de 2020 | 19h11 - Actualizado em 17 Março de 2020 | 08h59

Covid-19: Síntese Mundial

Luanda - Com o surgimento de casos na Tanzânia, Somália e Benim, elevou-se para 29 o número de países africanos afectados pela pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dístico do COVID-19, novo Coronavírus

Foto: Divulgação

Além da Tanzânia, Somália e Benim, foram detectados, desde sexta-feira, casos na Libéria, Etiópia, Quénia, Guiné-Conakry, Namíbia, Essuatíni, Guiné Equatorial, República do Congo, Seicheles, República Centro Africana, Mauritânia e Sudão.

No total, são 29 os países africanos afectados, onde se somam mais de 350 casos confirmados.

OMS

O director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, recordou que o novo coronavírus resulta "numa doença séria" e que não é possível vencer a pandemia se não se souber quem está infectado, daí a necessidade dos países testarem todos os casos suspeitos.

China

Dos 16 novos casos de coronavírus confirmados hoje (16) no território chinês, 12 são importados do exterior e os restantes 4 diagnosticados em Wuhan, anunciaram as autoridades de saúde do país.

A queda do número de infecções que se observa na China nas últimas semanas contrasta com o aumento de casos em outras regiões do planeta, especialmente na Europa.

Itália

Na Itália, país que registou nas últimas 24 horas 3.590 casos da doença e 368 mortes, a Farrari encerrou as suas duas fábricas, juntando-se a uma série de outras que fecharam ou reduziram a produção em resposta à emergência do vírus.

Espanha

Espanha registou até hoje 9.191 pessoas afectadas com o novo coronavírus (mais 1.438 do que domingo) e 309 mortos devido à doença (mais 21), de acordo com os dados actualizados pelo Ministério da Saúde espanhol.

A região mais atingida é a de Madrid, com 4.165 infectados e 213 mortos, seguida da Catalunha (903 e 12 respectivamente), País Basco (630 e 23).

Irão

O Irão alertou que o seu sistema de saúde, alvo de fortes sanções norte-americanas, está à beira da rutura devido ao surto de Covid-19, um dos piores fora da China - segundo os números oficiais, pior só a Itália.

Este domingo já existiam quase 14 mil casos registados, que já causaram mais de 700 mortes, mas o número real poderá ser mais alto.

Coreia do Sul

Um novo foco de infecção do novo coronavírus foi registado na Igreja Grace River de Seongnam, 29 quilómetros ao sul de Seul.

Quarenta e seis pessoas, das 135 que participam da congregação, apresentaram resultado positivo de Covid-19, incluindo o pastor e a sua mulher.

França

A França registou nas últimas 24 horas mais de 900 novos contágios e 36 mortes, elevando o total para 5.400 infectados e 127 óbitos. Mais de 400 pessoas estão hospitalizadas em estado grave.

Alemanha

O país começou a impor controlos nas fronteiras com a Áustria, Dinamarca, França, Luxemburgo e Suíça, uma medida que pretende frear o avanço da pandemia.

Argentina

A Argentina decretou, domingo, o encerramento das fronteiras como medida de precaução diante da pandemia de coronavírus que assola o mundo.

Estados Unidos

Tem início, nos EUA, a fase de testes para encontrar uma vacina que permita combater o Covid-19.

A informação é avançada pelo governo norte-americano que assume, contudo, que pode demorar um ano, ou mais, até que a vacina seja concluída.

Portugal

Um homem com 80 anos, infectado com Covid-19, morreu hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tornando-se na primeira morte vítima da doença em Portugal.

Paraguai

O Paraguai vai encerrar as suas fronteiras por 15 dias, segundo o Departamento de Imigrações. A medida vale apenas para estrangeiros não residentes.

África do Sul

A África do Sul vai revogar cerca de 10 mil vistos emitidos este ano a cidadãos chineses e iranianos devido ao novo coronavírus, passando a exigir também vistos a pessoas oriundas de países afectados.

Marrocos

O governo marroquino anunciou o encerramento de todos os cafés, restaurantes, cinemas, teatros, clubes, academias e locais de lazer, como prevenção contra a epidemia de Covid-19.

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 17/03/2020 13:21:23

    COVID - 19: Comerciantes sugerem medidas conjuntas Angola/RDC

    Mbanza Kongo - Comerciantes do mercado transfronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, defendem a promoção conjunta entre Angola e a RDC de campanhas de sensibilização e prevenção contra o novo Coranavírus ao longo da fronteira comum.

  • 17/03/2020 12:29:01

    Covid-19: Síntese Mundial

    Luanda - A Europa tenta estabelecer medidas de protecção ante o avanço inexorável da pandemia de coronavírus, que já fez 7.063 mortes e 180.090 infectados em todo o mundo, com o encerramento parcial de fronteiras, segundo a Agência France-Presse (AFP).

  • 17/03/2020 11:47:13

    COVID-19: Igrejas reforçam apelo sobre a prevenção

    Uíge - Líderes de algumas denominações religiosos, na província do Uíge, estão a reforçar o contínuo apelo dos fiéis sobre as medidas de prevenção do coronavírus (covid-19), uma pandemia que assola o mundo na actualidade.

  • 16/03/2020 23:03:33

    COVID - 19: Benguela cria comissão para prevenção

    Benguela - Uma comissão multissectorial foi criada hoje, segunda-feira, pelo Governo da província de Benguela, para implementar medidas preventivas contra o novo Coronavírus (Covid - 19).