Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

27 Março de 2020 | 00h11 - Actualizado em 27 Março de 2020 | 00h32

COVID-19: Criado centro de quarentena para casos suspeitos

Ndalatando - As autoridades sanitárias do Cuanza Norte anunciaram, na quinta-feira, em Ndalatando, a abertura dois centros para o rastreio e quarentena de casos suspeitos de Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dístico do COVID-19, novo Coronavírus

Foto: Divulgação

A informação foi avançada pela directora do Gabinete Provincial da Saúde, Filomena Wilson, durante uma reunião alargada de concertação do Governo do Cuanza Norte sobre o Coronavírus (COVID-19).

Filomena Wilson esclareceu que o centro de  quarentena vai funcionar nas instalações do Aeroporto Comandante Ngueto, com capacidade  entre 20 a 30 camas.

Já o posto de Socorro dos Serviços de Protecção Civil, localizado no Murro de Binda, com capacidade para internar 30 pacientes, servirá de enfermaria central para  pessoas diagnósticadas com sintomas de Covid-19.     

Filomena Wilson disse estarem criadas as condições técnicas sanitárias possíveis e a mobilização do pessoal de saúde.

“Em virtude de o Cuanza Norte estar localizado numa zona de confluência entre a capital do país (Luanda), com as províncias do Norte e do Leste, algumas das quais situadas em regiões fronteiriças, as autoridades sanitarias têm gizadas estratégias para o reforço da prevenção, no quadro das medidas de contingência nacional”, reforçou.

A responsável disse igualmente estar em curso um programa de mobilização dos cidadãos para a observância e reforço das medidas de higiene e biosegurança.

À semelhança do sector da saúde, Filomena Wilson solicitou o empenho e comprometimento das igrejas, partidos políticos, autoridades tradicionais e organizações sociais na mobilização e sensibilização dos cidadãos sobre os métodos de prevenção da pandemia.

A interlocutora fez saber que as autoridades sanitárias do Cuanza Norte instalaram, nesta terça-feira (24), duas equipas de rastreio do coronavírus nos postos de fiscalização de trânsito do Zenza-do-Itombe e do Kiamafulo, no município de Cambambe.

Caso se registe algum passageiro com o quadro sintomático da doença será imediatamente encaminhado para a unidade sanitária de referência da província, a fim de serem observados com maior acuidade.

A província do Cuanza Norte tem 10 municipios e uma população de mais de 500 mil habitants, Segundo dados do Censo de 2014.  

Leia também
  • 25/03/2020 06:01:52

    COVID-19: Autoridades reforçam rastreio nos postos rodoviários

    Ndalatando - As autoridades sanitárias do Cuanza Norte instalaram, terça-feira, duas equipas de rastreio da pandemia do coronavírus (COVID- 19) nos postos de fiscalização de trânsito do Zenza-do-Itombe e do Kiamafulo, no município de Cambambe, no âmbito das acções de prevenção da propagação da doença.

  • 22/03/2020 02:23:33

    COVID-19: Síntese Nacional

    Luanda - Passados quatro meses, desde o início do surto na cidade chinesa de Wuhan, Angola registou os dois primeiros casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19), contraidos por dois cidadãos nacionais.

  • 20/03/2020 05:09:16

    COVID - 19: Síntese Nacional

    Luanda - Os cidadãos vindos de Lisboa, na quarta-feira última, e colocados em quarentena domiciliar, poderão ser isolados, de forma compulsiva, em campos apropriados, caso saiam de casa antes dos 14 dias estipulados para cumprimento das medidas preventivas ao Covid-19.