Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Março de 2020 | 14h07 - Actualizado em 25 Março de 2020 | 14h07

COVID-19: Lubango adere ao isolamento social

Lubango - A maior parte dos cidadãos habitantes da cidade do Lubango, província da Huíla, aderiu ao isolamento social, como forma de evitar contactos físicos e prevenir-se do novo coronavírus, como se nota nas ruas da urbe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Pormenor da cidade do Lubango (Arquivo)

Foto: Foto cedida

Lubango, conhecida pelo seu movimento frenético, está como que “sitiada”, além de algumas viaturas a circular e movimentos em instituições bancárias, os restaurantes, hotéis, estão às moscas.

Alguns cidadãos não saem de casa desde sábado, altura em que se revelou dois primeiros casos positivos da doença no país, mas na contra-mão nota-se um movimento regular em bancos, com a presença, sobretudo de idosos, sem a mínima organização e o respeito pelos limites de distanciamento entre eles.

Em declarações à Angop, o estudante de medicina Luís Silva defendeu a necessidade de as pessoas manterem-se em casa, replicando os exemplos da China e da Coreia do Sul, para travar a propagação da doença.

Alertou para a importância de se levar a sério a questão do isolamento, dadas as dificuldades que o sistema de saúde angolano em si já enfrenta, que pode agravar-se com a expansão da pandemia.

Juliana Kassoco disse estar preocupada com a disseminação de informações falsas sobre a pandemia nas redes sociais.

Para o comunicólogo Mário Monteiro, o período de isolamento leva que as pessoas estejam mais ligadas a internet e sujeitas a todo tipo de manipulações.

O académico considerou ser importante que os cidadãos busquem outras fontes de informação para aferir se uma notícia é ou não verdadeira, em vez de aterem-se a uma única.

Com uma superfície territorial de três mil e 140 quilómetros quadrados, a cidade do Lubango, capital da Huíla, tem uma população estimada em 903 mil e 564 habitantes.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 25/03/2020 13:51:19

    COVID-19: Conselho da República sugere estado de emergência

    Luanda - O Conselho da República sugeriu, nesta quarta-feira, a adopção de medidas excepcionais por parte do Chefe de Estado, consagradas constitucionalmente, para garantir a prevenção e combate ao novo Coronavírus, decretando nomeadamente estado de emergência.

  • 25/03/2020 12:17:23

    Centro materno infantil de Mbanza Kongo precisa de incineradora

    Mbanza Kongo - A falta de uma incineradora no Centro Materno Infantil localizado na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, tem dificultado o tratamento e queima do lixo hospitalar, afirmou nesta quarta-feira uma fonte hospitalar.

  • 25/03/2020 09:32:11

    COVID-19: Síntese nacional

    Luanda - Angola continua apenas com três casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) registados até domingo, sendo que as análises das 169 amostras, até então em processamento no laboratório de investigação de saúde, apresentaram resultados negativos.