Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

24 Março de 2020 | 01h45 - Actualizado em 24 Março de 2020 | 01h45

COVID-19: Síntese Nacional

Luanda - Angola registou, segunda-feira, o terceiro caso positivo do novo Coronavírus (Covid-19), contraído por um cidadão angolano, de 23 anos, proveniente de Espanha, com escala em Portugal, no voo do dia 17 do corrente mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Laboratório nacional testa com eficácia casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19)

Foto: Morais Silva

Este caso faz parte das 13 amostras suspeitas, processadas no domingo (22), pelo laboratório de investigação de saúde, segundo o relatório técnico da Comissão Interministerial de Resposta à pandemia.

Apoios

Cinco milhões de dólares americanos foram disponibilizados pelo Banco de Fomento Angola (BFA) para a compra de material de biossegurança e outras necessidades para enfrentar o novo Coronavírus (Covid-19) no país.

Nesta acção de apoio, o Banco de Negócios Internacional (BNI) juntou-se à causa e disponibilizou instalações para isolamento e eventuais casos de tratamento mais leve da doença.

Cuba

Angola vai contar com o apoio de médicos cubanos, nos próximos dias, na assistência, prevenção, busca activa e controlo do Covid-19 (Coronavírus), medidas que visam mitigar o impacto da pandemia no país, informou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A governante, que falava na conferência de imprensa sobre a actualização do coronavírus no país, disse que o Ministério das Relações Exteriores está a viabilizar a vinda de especialistas cubanos em cuidados intensivos, pneumologia, saúde pública, virologia e infecciologia.

Para além do apoio de médicos cubanos, a titular da pasta da Saúde acrescentou que o Governo está fazer contacto diplomático, via vídeo-conferências, com a China, Brasil e outros países experientes no combate, prevenção e tratamento do Covid-19.

Luanda

Após confirmação do terceiro caso positivo do novo Coronavírus (Covid-19) em Angola, todos contraídos por angolanos, citadinos da capital do país manifestaram-se tristes com a situação, mas ao mesmo tempo mais mobilizados para travar a pandemia.

Abordados pela Angop, a propósito, os cidadãos manifestaram-se afectados com a realidade e, por outro lado, indignados com o “comportamento negligente e inconsequente” dos compatriotas que, vindos de Portugal, se recusaram entrar em quarentena obrigatória.

Bié

As farmácias existentes na cidade do Cuito, província do Bié, registam, há mais de cinco dias, a ruptura de material de protecção de biossegurança como máscaras, luvas e álcool em gel, bens essenciais para prevenção do novo coronavírus (covid-19).

Ainda nesta província, a população da aldeia do "Jimba Silili", a 18 quilómetros a oeste do Cuito, pouco ou nada sabe do Covid-19, muito menos as formas de prevenção, por alegada falta de informações relacionadas com o novo coronavírus(covid-19).

Numa ronda feita segunda-feira, os populares mostraram-se despreocupados em saber das causas e formas de prevenção, por alegada falta de informação por parte das autoridades administrativas, tradicionais e religiosas.

Namibe

A comissão provincial multissectorial contra o coronavírus (COVID-19) no Namibe criou, a partir de hoje, segunda-feira, um posto de rastreio da pandemia para todos aqueles cidadãos que entram e saem entre as províncias do Namibe e Huíla.

A informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, Miguel Ferreira, tendo salientado que esta medida visa prevenir os cidadãos, sobretudo, automobilistas, que circulam diariamente entre ambas as províncias, sobre os cuidados a ter com o covid-19.

Huíla

Uma equipa do secretariado provincial do Sindicato de Jornalistas de Angola (SJA), na província da Huíla, avaliou na manhã desta segunda-feira, as condições de prevenção do coronavírus (covid-19).

A inspecção cingiu-se nas empresas de comunicação social na cidade do Lubango, com vista a salvaguarda da integridade de seus filiados.

Lunda Norte

As autoridades na Lunda Norte encerraram hoje, segunda-feira, temporariamente, o mercado de Caxinde, no município de Chitato, no âmbito das medidas de prevenção do coronavírus (Covid-19).

Nesta província, o bispo da diocese do Dundo, Dom Estanislau Chindecasse, defendeu hoje, segunda-feira, a necessidade da impressão, em línguas nacionais, do material ilustrativo sobre as medidas de prevenção da pandemia

Cunene

As farmácias de referência da cidade de Ondjiva, província do Cunene, estão sem álcool em gel para atender a procura de cidadãos ávidos em cumprir com as regras de prevenção do novo coronavírus (COVID-19).

Numa ronda feita hoje, segunda-feira, pela ANGOP, notou-se  grande procura de produtos de higienização das farmácias por parte dos cidadãos, em especial do álcool em gel.

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 24/03/2020 16:37:14

    Covid-19: Português desmente agressões em Angola

    Cuito - Um cidadão português, identificado por Altino Vilares, de 63 anos de idade, desmentiu, nesta segunda-feira, os rumores sobre suposta agressão física por populares do Cuquema (Bié), nessa província, por alegadamente possuir o novo Coronavírus (Covid-19).

  • 24/03/2020 12:41:23

    COVID-19: Quarentena domiciliar na Huila sob vigilância

    Lubango - Pelo menos 14 cidadãos, em quarentena domiciliar na província da Huila, estão a ser acompanhados pelas autoridades sanitárias e órgãos de defesa e segurança, por terem regressado nos dias 17 e 18 de Portugal e da África do Sul, países “gravemente afectados” pelo Covid-19.

  • 24/03/2020 10:13:04

    Morre músico Manu Dibango vítima de Covid-19

    Luanda - O saxofonista camaronês Manu Dibango morreu hoje em França aos 86 anos, vítima da covid-19, disse à France Presse Thierry Durepaire que geria a carreira do famoso músico de afro-jazz.

  • 24/03/2020 09:07:20

    COVID-19: PERGUNTAS E RESPOSTAS

    Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Médio-Oriente (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).