Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

28 Março de 2020 | 15h22 - Actualizado em 28 Março de 2020 | 15h22

COVID-19: Síntese nacional

Luanda - Os bens médico-medicamentosos para a prevenção e tratamento do novo Coronavírus (Covid-19), no país, estão sujeitos ao regime de preços vigiados, segundo decisão do Conselho de Ministros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos "CECOMA".

Foto: Rosario dos Santos

O regime (Decreto Executivo) é aplicável a todos os agentes económicos que produzem, distribuem e comercializem bens ou prestam serviços no território nacional, menos àqueles que se regem por legislação específica.

Estado de Emergência

Centena de cidadãos saiu às ruas em diferentes localidades do país, nesta sexta-feira, dia em que entrou em vigor o Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República, para conter a proliferação do Covid19.

Angola observa desde às 00h00 um regime de excepção que restringe, por 15 dias, a livre circulação das pessoas e conglomerados populacionais, o que não está a ser cumprido a rigor em todo o país.

À luz do Decreto Presidencial que viabiliza o Estado de Emergência, só devem circular os cidadãos que se encontrem nas várias situações de excepção previstas no diploma legal

Comunicação Social

O ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, anunciou, em Luanda, o lançamento da campanha de solidariedade "Juntos por Angola", que visa mitigar as carências da população mais vulnerável face à pandemia COVID-19.

Em declarações à imprensa, após a sessão do Conselho de Ministros, Nuno Caldas apelou à solidariedade dos angolanos num momento que considerou difícil para a humanidade.

Moxico

A Policia Nacional (PN) decidiu intensificar o patrulhamento na cidade do Luena, para travar a circulação desnecessária das pessoas, uma das medidas do Estado de Emergência, decretado no país.

A prontidão foi anunciada pelo comandante provincial do Moxico, comissário Dias do Nascimento Fernando Costa, no encontro da avaliação das medidas de prevenção contra o novo Coronavírus (COVID – 19).

Namibe

Cem jovens da Direcção Provincial da Educação no Namibe efectuaram uma ampla campanha de sensibilização junto das populações, com vista a esclarecer sobre o Estado de Emergência decretado pelo governo e das medidas de prevenção contra o Coronavirus.

A campanha que se estendeu em todo o município de Moçâmedes, sobretudo, aos lugares com enchente de pessoas, como agências bancárias, postos de abastecimento de gás, supermercados e mercados informais.

Cunene 

Noventa milhões de Kwanzas foram disponibilizados pelo Executivo ao Governo da província do Cunene, para garantir logística no âmbito da prevenção do COVID-19.

Para o efeito, vai-se fazer o levantamento das necessidades reais para a compra de equipamentos de biossegurança e alimentação dos que estão nos centros de quarentenas.

Cuanza Norte

A directora do Gabinete Provincial da Saúde do Cuanza Norte, Filomena Wilson, anunciou a abertura de dois centros para o rastreio e quarentena de casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19).

Falando no final de uma reunião alargada de concertação sobre a doença, a governante esclareceu que o centro de quarentena vai funcionar nas instalações do aeroporto Comandante Ngueto (20 a 30 camas).

Leia também
  • 28/03/2020 17:02:12

    COVID-19: CFM interrompe circulação de comboios de passageiros

    Lubango - O Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) no Lubango, província da Huíla, interrompeu desde hoje, sábado, a circulação de comboios de passageiro suburbano e de longo curso, no âmbito das medidas de prevenção de expansão do novo coronavírus (Covid-19).

  • 28/03/2020 16:34:47

    COVID-19: Conselho da juventude desdobra-se em sensibilização

    Ondjiva - Os comerciantes dos mercados paralelos de Oshomukuyo e Alemanha, arredores de Ondjiva, província do Cunene, foram informados sobre os métodos de prevenção do Coronavírus (Covid-19), numa sensibilização denominada ?Patrulha Stop Covid 19, do Conselho Provincial da Juventude(CPJ).

  • 28/03/2020 16:34:39

    COVID - 19: Luanda em desinfestação

    Luanda - Uma campanha de desinfestação para o reforço da prevenção contra o novo Coronavírus (Covid -19) iniciou, hoje, na capital do país, privilegiando o distrito urbano da Ingombota, na baixa de Luanda.

  • 28/03/2020 16:11:48

    COVID-19: Órgãos de defesa reforçam medidas de prevenção

    Cuito - Os efectivos dos órgãos de Defesa, Segurança e ordem interna na província do Bié reforçaram hoje (sábado) as medidas de prevenção contra Covid-19, visando acautelar a propagação da pandemia nas populações.