Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

29 Março de 2020 | 17h22 - Actualizado em 29 Março de 2020 | 17h56

Covid-19: Governador quer orçamento para material de biossegurança

Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, orientou hoje, domingo, os gestores hospitalares a priorizarem, nos orçamentos, a aquisição de máscaras, luvas, álcool etílico, batas descartáveis, alimentação e fármacos, no âmbito das medidas de prevenção do Coronavírus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ernesto Muangala, Governador provincial da Lunda Norte

Foto: Joaquina Bento


O governante deixou esta orientação durante um encontro com os gestores hospitalares, sublinhando que os responsáveis das unidades orçamentadas devem rever a sua programação, suspendendo a aquisição de alguns serviços.

A aquisição de fármacos e alimentação, em grandes quantidades, vai permitir o reforço da dieta alimentar dos pacientes e dos funcionários nos hospitais.  

“Os nossos hospitais, sobretudo os orçamentados, devem, principalmente nesta fase, ter fármacos essenciais e suficientes para administrar aos pacientes, sem precisar que familiares comparticipam, adquirindo nas farmácias, uma vez que estamos a proibir visitas nas unidades sanitárias, para prevenir a propagação do COVID-19”, reiterou.

Orientou o gabinete provincial da Saúde a abastecerem as unidades sanitárias não orçamentadas com fármacos e material de biossegurança.

A província da Lunda Norte conta com dois centros de quarentena.  

O número de cidadãos em quarentena na província é de 39, sendo dois institucionais e 37 domiciliares.

Até a presente data estão confirmados, no país, sete casos positivos do novo Coronavírus e dois mortos.

Leia também
  • 30/03/2020 17:04:02

    Covid-19: Cacolo cria mecanismos de apoio às populações

    Cacolo - Os responsáveis dos mais diversos sectores da função pública no município do Cacolo (Lunda Sul) criaram hoje, segunda-feira, vários mecanismos de apoio às populações vulneráveis e não só, com vista a cumprir o Estado de Emergência em vigor em todo país, face à pandemia do novo coronavírus(covid-19).

  • 30/03/2020 16:51:53

    Covid-19: Principais mercados de Saurimo encerrados

    Saurimo - Os principais mercados paralelos da cidade de Saurimo, província do Cuanza Sul, foram encerrados pela administração municipal local, ao abrigo das medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus (covid-19), estando apenas a funcionar lojas que comercializam bens de consumo.

  • 30/03/2020 16:38:59

    COVID-19: Cidadãos beneficiam de abastecimento gratuito de água

    Ondjiva - Clientes com contadores desligados por motivo da dívida acumulada desde 2015, na Empresa de Águas na província do Cunene, estão a ser religados de forma gratuita no quadro do plano de contingência para conter a pandemia do Covid-19 no país.

  • 30/03/2020 16:27:52

    COVID-19: Cidadãos retidos no Cuito recebem apoios

    Cuito - Os 125 cidadãos da província do Moxico, retidos há cinco dias na comuna do Cunje, a sete quilómetros do Cuito (Bié), na sequência da entrada em vigor do Estado de Emergência, estão já a beneficiar do apoio Governo local, consubistanciados em bens alimentares e de higiene.