Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

28 Março de 2020 | 18h38 - Actualizado em 28 Março de 2020 | 18h37

Covid-19: Huambo conta com hospital para internar casos positivos

Huambo - A província do Huambo conta, a partir deste sábado, com um hospital de 74 camas para internar possíveis casos positivos de Covid-19 (novo Coronavírus).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Dístico do COVID-19, novo Coronavírus

Foto: Divulgação

Vista parcial da Cidade do Huambo

Foto: Cedida

Trata-se das infra-estruturas do futuro hospital municipal do Ecunha, construídas desde 2012, num investimento de 516 milhões, 957 mil e 751 Kwanzas.

Orientou o acto de entrega provisória do empreendimento hospitalar, o vice-governador local para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Leonardo Severino Sapalo.

A unidade hospitalar está apetrechada com equipamentos modernos e tecnologias de ponta para reanimação cardiovascular, respiratória e outros materiais de controlo de sinais vitais: frequências respiratórias, cardíaca e temperatura corporal, bem como a tensão arterial.

Além das 74 camas, a infra-estrutura, conta com um bloco operatório, laboratório, área para consultas externas, lavandaria, cozinha, duas enfermarias (para homens e mulheres), pediatria, serviços de oftalmologia, uma morgue, entre outros serviços indispensáveis para o seu normal funcionamento.

Na ocasião, o chefe de departamento para área de Inspecção do Gabinete da Saúde no Huambo, Jaime David Muenhombo, assegurou que a unidade hospitalar reúne condições para atender possíveis casos supositivos da pandemia do Covid-19.

Além do hospital do Ecunha, 42 quilómetros da cidade do Huambo, a província conta igualmente com a unidade sanitária do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), na capital do planalto central.

Quanto aos locais de quarentena institucional, as autoridades têm criados três pontos: no Hotel IU, com 72 quartos, os centros de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), com 27 suites, e de Aconselhamento do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

Além destes locais, o planalto central, com 27 casos suspeitos e quarentena domiciliar, conta também com os centros de transição dos hospitais Central, Sanatório e municipal do Huambo, este, por sua vez, localizado no Cambiote.

Angola tem cinco infectados pelo Covid-19, enquanto pelo Mundo cerca de 500 mil pessoas estão na mesma condição, uma pandemia que já provocou a morte de mais de 20 mil cidadãos.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 28/03/2020 18:10:48

    COVID-19: Angola regista quinto caso positivo

    Luanda - Angola registou hoje,sábado, o quinto caso positivo do novo Coronavírus(covid-19), contraído por um cidadão de 54 anos, proveniente do Brasil, anunciou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, em conferência de imprensa.

  • 28/03/2020 17:02:12

    COVID-19: CFM interrompe circulação de comboios de passageiros

    Lubango - O Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) no Lubango, província da Huíla, interrompeu desde hoje, sábado, a circulação de comboios de passageiro suburbano e de longo curso, no âmbito das medidas de prevenção de expansão do novo coronavírus (Covid-19).

  • 28/03/2020 16:34:47

    COVID-19: Conselho da Juventude desdobra-se em sensibilização

    Ondjiva - Os comerciantes dos mercados paralelos de Oshomukuyo e Alemanha, arredores de Ondjiva, província do Cunene, foram informados sobre os métodos de prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), numa sensibilização denominada "Patrulha Stop Covid 19", do Conselho Provincial da Juventude(CPJ).