Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

31 Março de 2020 | 09h08 - Actualizado em 31 Março de 2020 | 09h07

COVID-19: Reverendo sugere testes massivos nas comunidades

Mbanza Kongo - O reverendo da Igreja Evangélica Baptista de Angola (IEBA) em Mbanza Kongo, província do Zaire, Lamborne Nkuansambu, sugeriu na segunda-feira ao Executivo angolano a realização de testes massivos nas comunidades para o diagnóstico precoce de eventuais casos do novo coronavírus (Covid-19).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reverendo da Igreja Evangélica Baptista de Angola (IEBA) em Mbanza Kongo, Lamborne Nkuansambu

Foto: Pedro Moniz Vidal

Em declarações à Angop, o religioso aconselhou que, enquanto ainda não se registou em Angola casos de contaminação comunitária, o Governo deve antecipar-se em adquirir mais equipamentos para a testagem massiva dos cidadãos, começando nos centros urbanos.

“Entendemos que nenhum Governo estava preparado para enfrentar essa pandemia. Com a sua chegada, ao país, as autoridades competentes devem definir estratégias para evitar a sua propagação nas comunidades”, referiu.

Instou a população a abster-se, nesta fase que o país vive, de alguns hábitos culturais que podem “colidir” com as medidas que o Governo vem tomando para combater esta pandemia e agravar a situação.

Entretanto, o reverendo mostrou-se preocupado com a falta de um centro de quarentena na cidade de Mbanza Kongo para fazer face a um eventual caso suspeito de Covid-19 nesta parcela do território nacional.

“Temos informações de que só existe um centro de quarentena na comuna do Luvo, a 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo. Em minha opinião, as autoridades competentes deveriam também criar um espaço de isolamento institucional aqui na sede provincial”, frisou.

Aproveitou a ocasião, para pedir a população a continuar a cumprir com as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias do país sobre a doença, bem como ao confinamento domiciliar imposto pelo Decreto Presidencial.

Solicitou às igrejas a intensificarem as orações para que esse momento que assola o mundo e Angola passe rapidamente.

Assuntos Província » Zaire   Saúde  

Leia também
  • 31/03/2020 10:00:13

    COVID- 19: Transportes salvaguardam serviços mínimos

    Luanda - O Ministério dos Transportes vai continuar a garantir o funcionamento, com serviços mínimos, da rede de transportes aéreos, marítimos, terrestres e ferroviários, durante a vigência do Estado de Emergência, devido a pandemia da COVID-19.

  • 31/03/2020 08:59:42

    Covid-19: Lunda Norte reforça hospitais com material de biossegurança

    Dundo - O governo da Lunda Norte reforçou na segunda-feira as unidades sanitárias com material de biossegurança, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da propagação do Coronavírus (Covid-19).

  • 31/03/2020 08:47:39

    COVID-19: Apreendidas 23 mototáxis no Lucapa

    Lucapa - Vinte e três motorizadas usadas para o exercício de actividade de táxi foram apreendidas pela Polícia Nacional (PN) nos últimos três dias, no município de Lucapa, província da Lunda Norte, por desobediência ao Decreto Presidencial que impede a circulação das mesmas.