Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

31 Março de 2020 | 17h02 - Actualizado em 31 Março de 2020 | 17h21

COVID-19: Zaire recebe AKz 90 milhões para combate ao coronavírus

Mbanza Kongo - Noventa milhões de Kwanzas é o valor disponibilizado pelo Executivo angolano ao Governo Provincial do Zaire para a aquisição de equipamentos necessários para o combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com este valor, as unidades sanitárias da região vão reforçar o seu stock em matérias de biossegurança, tais como máscaras, luvas, óculos de protecção, toucas e desinfectantes.

A lista de compra inclui ainda mobiliário hospitalar (camas e colchões) para o apetrechamento dos centros de quarentena criados na região.

Em declarações, nesta terça-feira, à imprensa, o director do Gabinete Provincial de Comunicação Institucional e Imprensa, Ernesto Lencastre, disse que o material será distribuído nas unidades sanitárias.

A província do Zaire, norte de Angola, ainda não registou nenhum caso de Covid-19 desde o surgimento desta pandemia no país, nem de cidadãos em quarentena.

A província do Zaire tem uma rede sanitária constituída por 97 unidades, sendo um hospital provincial, seis hospitais municipais, 29 centros de saúde, uma maternidade, três centros materno-infantis e 57 postos de saúde.

Detido pastor por desobediência

Um pastor da Igreja Tata Honda foi detido domingo, na comuna de Kinsimba, município do Tomboco, Zaire, por desobediência.

De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior, Carlos Fidel, em declarações à Angop, o pastor foi flagrado pelas forças da ordem quando realizava um culto com mais de 20 fiéis no interior de uma residência.

O processo deste pastor, cuja idade e nome não foi revelado, será remetido, nos próximos dias,  ao Ministério Público.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 31/03/2020 14:16:13

    COVID-19: Prevenção "diversifica" opções

    Luanda - Em obediência ao Decretro Presidencial sobre o Estado de Emergência, cidadãos das 18 províncias do país estão a adoptar diferentes formas de prevenção, embora alguns insistem em desacatar a ordem, sob pena de sentirem a "mão pesada" das forças da ordem.

  • 31/03/2020 09:08:25

    COVID-19: Reverendo sugere testes massivos nas comunidades

    Mbanza Kongo - O reverendo da Igreja Evangélica Baptista de Angola (IEBA) em Mbanza Kongo, província do Zaire, Lamborne Nkuansambu, sugeriu na segunda-feira ao Executivo angolano a realização de testes massivos nas comunidades para o diagnóstico precoce de eventuais casos do novo coronavírus (Covid-19).

  • 30/03/2020 13:01:50

    COVID-19: População isola-se em lavras no Zaire

    Mbanza Kongo - Alguns munícipes de Mbanza Kongo, província do Zaire, optaram por cumprir o isolamento social em lavras, como forma de se previnirem do novo Coronavírus (Covid-19) que assola o mundo.