Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

01 Abril de 2020 | 20h15 - Actualizado em 02 Abril de 2020 | 13h05

COVID-19: ERCA encoraja Comunicação Social

Luanda - A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA) encorajou, nesta quarta-feira, as empresas do sector a continuarem a informar com o necessário rigor e profissionalismo até aqui demonstrado, neste período de Estado de Emergência que o país vive, face ao Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jornalistas a trabalharem incansavelmente mesmo numa altura em que se exige isolamento

Foto: Francisco Miudo

Em nota, esta entidade destaca também a imprensa por mobilizar todos os cidadãos  para a observância das normas sanitárias tendentes a minimizar o contágio pelo novo Coronavírus e também para o acatamento das normas decorrentes do Decreto sobre o momento actual.

“No momento em que a sociedade angolana se mobiliza para enfrentar os efeitos da pandemia, o Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Comunicação Social debruçou-se sobre o desempenho da Comunicação Social”, refere o comuncado a que a Angop teve acesso hoje.

Apelou, nesta conformidade,  os órgãos da Comunicação Social, no caso os jornalistas, a não ampliarem informações que pretensamente demonstrem a existência de medicamentos para a cura do Covid-19, sem evidências científicas ou consultarem as autoridades sanitárias.

De igual modo, exortu os cidadãos que utilizam as redes sociais a não partilharem de forma automática conteúdos sem verificarem a sua autenticidade e seriedade, sobretudo quando eles são potencialmente sensíveis no actual contexto da crise provocada pela pandemia.

“Que os cidadãos tenham sempre em conta que, perante a Lei, a responsabilidade da dissiminação de informação falsa ou alarmista nas redes sociais também é de quem a partilha, havendo cada vez maior capacidade das autoridades em identificarem os prevaricadores”, alertou.

A ERCA, refere o informe, recomenda que os utilizadores transformem a sua intervenção nas redes sociais, neste momento difícil, em exemplos de cidadania activa e positiva, em resposta ao apelo para que todos em Angola permaneçam em casa, como a melhor solução preventiva.

Assuntos Comunicação Social   Saúde  

Leia também
  • 02/04/2020 12:46:07

    Covid-19: Governo do Zaire adquire 31 motorizadas cisternas

    Mbanza Kongo - O Governo Provincial do Zaire vai, nos próximos dias, adquirir 31 motorizadas cisternas para o abastecimento de água nas 25 comunas locais, como reforço das medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

  • 01/04/2020 23:15:33

    Covid-19: Centros de quarentena serão liberados

    Luanda - O Ministério da Saúde pretende, ainda esta semana (sábado e domingo), liberar os centros de quarentena, tendo em conta a conclusão dos 14 dias definidos para o confinamento obrigatório para os cidadãos suspeitos de Covid-19.

  • 01/04/2020 19:25:26

    COVID-19: Cuando Cubango com 15 cidadãos em quarentena

    Menongue - A província do Cuando Cubango conta, nas últimas 24 horas, com 15 cidadãos em quarentena, dos quais cinco no município de Menongue, seis nos municípios do Dirico e quatro no Calai.