Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

09 Abril de 2020 | 02h53 - Actualizado em 09 Abril de 2020 | 13h23

COVID - 19: Angola aumenta testagem em finais de Abril

Luanda - O laboratório de Biologia Molecular Nacional vai aumentar a sua capacidade de processamento de amostras diária, actualmente fixada em 91 testes, a partir da segunda quinzena de Abril, informou nesta quarta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Laboratório de análises clínicas em prontidão para testar casos suspeitos do novo Coronavírus (covid-19)

Foto: José Filipe

Instalado em Luanda, há mais de três anos, o laboratório de Biologia Molecular foi, em Março último, autorizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a realizar testes do novo Coronavírus (Covid-19), para acudir a pandemia que o mundo enfrenta.

Segundo a também porta-voz da Comissão Interministerial para Resposta ao novo Coronavírus, até ao momento, o laboratório processou 1094 amostras, resultando nos 19 casos positivos que o país registou, e outras 165 em processamento.

“A partir da segunda quinzena vamos aumentar a capacidade dos testes. Já fizemos as encomendas e, dentro de dias, teremos os reagentes no país para fazermos tésteis mais centralizados”, afirmou, avançando que no mesmo período chegarão outros equipamentos de biossegurança.

Falando na habitual conferência de imprensa de actualizaçao de dados, assegurou que todos esses equipamentos serão adquiridos por via de empresas fiáveis para se evitar a aquisição de material falso, como, de resto, está a acontecer um pouco pelo mundo.

Ainda nesta perspectiva, Sílvia Lutucuta informou que o país tem igualmente o “aval” da OMS para usar equipamentos de testagem da Tuberculose para a Covid – 19, cujos equipamentos estão instalados em 15 das 18 províncias do país.

Inquérito

Relativamente ao inquérito que o Ministério da Saúde (MINSA) abriu contra os técnicos do sector que prestaram, recentemente, em Luanda, mau serviço público ao socorrer uma cidadã com sintomas de Covid-19, disse não ter concluído ainda o processo, prometendo torná-lo público.

Ministra encoraja profissionais

Por ocasião do Dia da Saúde, assinalado na terça-feira (8), a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, endereçou uma mensagem de encorajamento de todos os profissionais da área, que “não medem forças para salvar vidas”.

Este ano, a efeméride homenageia os enfermeiros e parteiras, aos quais considerou “os combatentes da linha de frente” que mantêm o primeiro contacto com os doentes, daí “o nosso reconhecimento e consideração”.

Apelou para maior sacrifício num momento crucial que o mundo e o país, em particular, vivem, pois o “país está nas nossas mãos”.

A governante apelou ao cumprimento das medidas de prevenção para se evitar a contaminação comunitária da doença, numa altura em que a pandemia está apenas na fase inicial no nosso país, embora considera “confortáveis” os actuais números de infecção (19) registado em Angola, em face as perspectivas feitas.

Com os dois registos de quarta-feira, o país eleva para 19 casos positivos confirmados, todos importados, entre os quais dois mortos, dois recuperados e restantes em tratamento. Em quarenta encontram-se 685 pessoas, 57 das quais foram liberados.  

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 09/04/2020 15:06:34

    COVID-19: Cidadãos voltam a afluir ruas de Malanje

    Malanje - A dois dias do fim do Estado de Emergência que vigora no país, devido à Covid-19, cidadãos de vários estratos sociais, com destaque para pessoas a procura de trabalhos eventuais, voltaram a afluir as ruas da cidade de Malanje, violando assim a quarentena domiciliar.

  • 09/04/2020 14:39:15

    Covid-19: Líderes religiosos querem mais solidariedade

    Saurimo - As autoridades religiosas de Saurimo, província da Lunda Sul, reiteraram hoje, quinta-feira, nesta cidade, a necessidade dos cristãos e sociedade em geral a redobrarem as acções de solidariedade com as famílias mais desfavorecidas, durante esse período de Estado de Emergência.

  • 09/04/2020 14:37:14

    Uíge conta com centro de tratamento de Covid-19

    Uíge - Um centro para o internamento e tratamento de possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19), com capacidade de 30 camas, está instalado no hospital provincial do Uíge.