Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Abril de 2020 | 18h32 - Actualizado em 10 Abril de 2020 | 18h32

COVID-19: Saúde apela patriotismo dos médicos reformados

Dundo - O director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Norte, Gimi Nhunga, apelou aos médicos e enfermeiros reformados ao espírito patriótico, reforçando a equipa médica disponível para o combate do novo Coronavírus (COVID-19).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa sobre a disposição dos médicos e enfermeiros reformados na Lunda Norte ao convite do governo, o responsável disse haver pouca adesão dos mesmos, por razões até agora desconhecidas.

Sem avançar números, informou que os profissionais que atenderam ao pedido do governo a partir de sábado começam a ser formados em matérias de gestão de casos do COVID-19 e técnicas de triagem.

A Lunda Norte tem mais de 60 médicos de várias especialidades no activo, distribuídos nos 10 municípios.

Quarentena obrigatória para os regressados

Gimi Nhunga informou que o governo está a criar as condições para colocar os cidadãos que regressarem sábado e domingo na província, provenientes de outros pontos do país, sobretudo Luanda, em quarentena domiciliar e institucional obrigatória, sob vigilância das autoridades sanitárias.

Os agentes da Polícia Nacional e técnicos de saúde destacados no aeroporto de Kamaquenzo e nos postos de controlo inter-provincial foram orientados a fazerem triagem e a ficarem com os endereços das residências dos passageiros.

Actualmente, o município de Chitato conta com dois centros de quarentena e as autoridades locais estão a negociar com os proprietários das unidades hoteleiras no sentido de cederem alguns quartos para o efeito, alargando o número de espaços para albergar cidadãos que regressarem nos próximos dois dias.

Reiterou o apelo às famílias a permanecerem em casa, de forma a evitarem a proliferação da doença.

O número de cidadãos em quarentena na Lunda Norte é 16, dos quais três institucionais e 13 domiciliares.

Leia também
  • 10/04/2020 14:47:28

    Técnicos formados em gestão de casos de Covid-19

    Dundo - Quarenta técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros, terapêuticos, na Lunda Norte, começaram a ser capacitados hoje, sexta-feira, em matérias de biossegurança, gestão de casos do novo Coronavírus.

  • 09/04/2020 17:15:30

    COVID-19: Comunidade islâmica doa material de biossegurança

    Dundo - A comunidade islâmica na Lunda Norte procedeu hoje, quinta-feira, a entrega de materiais de biossegurança ao Comando Provincial da Polícia Nacional para a prevenção dos efectivos que asseguram o cumprimento obrigatório do Estado de Emergência, devido ao Coronavírus (COVID-19).

  • 08/04/2020 19:48:15

    COVID-19: Administração do Cuilo reforça Hospital Municipal

    Dundo - A administração municipal do Cuilo reforçou hoje, quarta-feira, o Hospital Municipal local com fármacos diversos e alimentação, para evitar a prescrição de receitas e visitas de familiares de pacientes na unidade sanitária, no âmbito das medidas de prevenção e contenção do novo Coronavírus (COVID-19).